A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114687 |
Resumo: | O Ministério da Educação (MEC) possui vários sistemas de informação que coletam dados das instituições de ensino e geram indicadores acadêmicos, imprescindíveis para a elaboração de políticas públicas e para a gestão das Instituições de Ensino. Para acompanhar a geração destes indicadores, foi criada pelo MEC a figura de Pesquisador Institucional através da Portaria 46/2005, cuja denominação foi alterada pela Portaria 40/2007, para Procurador Educacional Institucional (PI), interlocutor entre a instituição e o MEC e responsável pela prestação de informações institucionais em vários sistemas de informação, com regularidade e fidedignidade, bem como pelo acompanhamento dos processos de regulação da instituição. Este estudo pretende analisar as atribuições do PI na esfera dos Institutos Federais, inicialmente a partir do conhecimento da fundamentação legal que ampara esta função e da identificação das demandas sob sua responsabilidade. A seguir, almeja apresentar uma pesquisa com os PI dos Institutos Federais e com sua comunidade escolar, gerando uma percepção sobre seu papel no âmbito institucional e assinalando como os gestores institucionais utilizando os indicadores acadêmicos gerados pelos sistemas de informação do MEC no seu processo de tomada de decisão. |
id |
UFSC_a2d49328331de3db82e02839e4acd376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114687 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONALO Ministério da Educação (MEC) possui vários sistemas de informação que coletam dados das instituições de ensino e geram indicadores acadêmicos, imprescindíveis para a elaboração de políticas públicas e para a gestão das Instituições de Ensino. Para acompanhar a geração destes indicadores, foi criada pelo MEC a figura de Pesquisador Institucional através da Portaria 46/2005, cuja denominação foi alterada pela Portaria 40/2007, para Procurador Educacional Institucional (PI), interlocutor entre a instituição e o MEC e responsável pela prestação de informações institucionais em vários sistemas de informação, com regularidade e fidedignidade, bem como pelo acompanhamento dos processos de regulação da instituição. Este estudo pretende analisar as atribuições do PI na esfera dos Institutos Federais, inicialmente a partir do conhecimento da fundamentação legal que ampara esta função e da identificação das demandas sob sua responsabilidade. A seguir, almeja apresentar uma pesquisa com os PI dos Institutos Federais e com sua comunidade escolar, gerando uma percepção sobre seu papel no âmbito institucional e assinalando como os gestores institucionais utilizando os indicadores acadêmicos gerados pelos sistemas de informação do MEC no seu processo de tomada de decisão.2013-12-12T17:26:40Z2013-12-12T17:26:40Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114687Zago, Marcia de FreitasRezende, Luiz AlbertoGuimarães, Tania Mara SouzaGentil, Ana Maria Fonsecaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T17:26:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T17:26:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
title |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
spellingShingle |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Zago, Marcia de Freitas |
title_short |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
title_full |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
title_fullStr |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
title_full_unstemmed |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
title_sort |
A GERAÇÃO DE INDICADORES ACADÊMICOS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O PAPEL DO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL |
author |
Zago, Marcia de Freitas |
author_facet |
Zago, Marcia de Freitas Rezende, Luiz Alberto Guimarães, Tania Mara Souza Gentil, Ana Maria Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Luiz Alberto Guimarães, Tania Mara Souza Gentil, Ana Maria Fonseca |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago, Marcia de Freitas Rezende, Luiz Alberto Guimarães, Tania Mara Souza Gentil, Ana Maria Fonseca |
description |
O Ministério da Educação (MEC) possui vários sistemas de informação que coletam dados das instituições de ensino e geram indicadores acadêmicos, imprescindíveis para a elaboração de políticas públicas e para a gestão das Instituições de Ensino. Para acompanhar a geração destes indicadores, foi criada pelo MEC a figura de Pesquisador Institucional através da Portaria 46/2005, cuja denominação foi alterada pela Portaria 40/2007, para Procurador Educacional Institucional (PI), interlocutor entre a instituição e o MEC e responsável pela prestação de informações institucionais em vários sistemas de informação, com regularidade e fidedignidade, bem como pelo acompanhamento dos processos de regulação da instituição. Este estudo pretende analisar as atribuições do PI na esfera dos Institutos Federais, inicialmente a partir do conhecimento da fundamentação legal que ampara esta função e da identificação das demandas sob sua responsabilidade. A seguir, almeja apresentar uma pesquisa com os PI dos Institutos Federais e com sua comunidade escolar, gerando uma percepção sobre seu papel no âmbito institucional e assinalando como os gestores institucionais utilizando os indicadores acadêmicos gerados pelos sistemas de informação do MEC no seu processo de tomada de decisão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12T17:26:40Z 2013-12-12T17:26:40Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114687 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652161586823168 |