RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESIGN E OPERACIONALIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA PARA O MEES
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25974 |
Resumo: | A autonomia científica e tecnológica de um país pressupõe que o mesmo tenha uma educação de qualidade. No entanto, cabe a reflexão sobre o paradigma educacional a ser adotado em um cenário de crise mundial de ordem sócio-econômica e ambiental. O objetivo deste artigo é apresentar um instrumento de medida de avaliação da resistência à mudança na administração da educação superior. Propõe-se um desenho e operacionalização para o projeto Mapa Estratégico (MEES) fundamentado em um sistema de gestão integrado. O MEES constitui-se em uma proposta metodológica para a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES). O mapa estratégico se constitui na representação gráfica do sistema de gestão integrado. O instrumento de medida de avaliação da resistência à mudança na administraçaõ da educação superior se fundamenta na seguinte base conceitual: teoria de resposta ao ítem (TRI), na teoria psicometrica e no estudo sobre gestão da mudança. O instrumento de medida de avaliação da resistência a mudança na administração da educação superior compõe-se de cinco etapas: 1. elaboração do instrumento de coleta de dados; 2. definição do tamanho amostra representativa da comunidade acadêmica das IES por região e por tipo; 3. coleta de dados – conjunto de itens; 4. estimação dos parâmetros dos itens por meio do modelo da TRI; 5. definição da escala de medida com base nos parâmetros dos itens. O Instrumento de medida de avaliação da resistência na administração da educação superior tem o propósito de contribuir para a eficácia na implementação do MEES. Visa também identificar os principais indicadores de resistência a mudança na administração da educação superior. |
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RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESIGN E OPERACIONALIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA PARA O MEESA autonomia científica e tecnológica de um país pressupõe que o mesmo tenha uma educação de qualidade. No entanto, cabe a reflexão sobre o paradigma educacional a ser adotado em um cenário de crise mundial de ordem sócio-econômica e ambiental. O objetivo deste artigo é apresentar um instrumento de medida de avaliação da resistência à mudança na administração da educação superior. Propõe-se um desenho e operacionalização para o projeto Mapa Estratégico (MEES) fundamentado em um sistema de gestão integrado. O MEES constitui-se em uma proposta metodológica para a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES). O mapa estratégico se constitui na representação gráfica do sistema de gestão integrado. O instrumento de medida de avaliação da resistência à mudança na administraçaõ da educação superior se fundamenta na seguinte base conceitual: teoria de resposta ao ítem (TRI), na teoria psicometrica e no estudo sobre gestão da mudança. O instrumento de medida de avaliação da resistência a mudança na administração da educação superior compõe-se de cinco etapas: 1. elaboração do instrumento de coleta de dados; 2. definição do tamanho amostra representativa da comunidade acadêmica das IES por região e por tipo; 3. coleta de dados – conjunto de itens; 4. estimação dos parâmetros dos itens por meio do modelo da TRI; 5. definição da escala de medida com base nos parâmetros dos itens. O Instrumento de medida de avaliação da resistência na administração da educação superior tem o propósito de contribuir para a eficácia na implementação do MEES. Visa também identificar os principais indicadores de resistência a mudança na administração da educação superior.INPEAU2012-09-19T19:04:50Z2012-09-19T19:04:50Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25974Corrêa, Angela CristinaBortolotti, Silvana Ligia VincenziSousa Júnior, Afonso FariasMoreira Junior, Fernando de JesusAndrade, Dalton Franciscoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:26:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25974Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:26:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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