METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca, Carmem
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schuch Júnior, Vitor Francisco, Corrêa, Angela Cristina, Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama, Ávila, Lucas Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114697
Resumo: O processo de planejamento das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras é formalizado por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI integra os resultados de vários sistemas de avaliação tais como: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu, o Exame nacional de avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE), entre outros subsistemas de planejamento pedagógico e de avaliação da educação superior. Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia de diagnóstico da efetividade do planejamento com base no perfil de valores dos gestores. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva de caráter diagnóstico. A metodologia proposta se alinha a concepção do sistema de gestão integrada denominado Mapa estratégico da Educação Superior (MEES). O PDI operacionalizado sob os pressupostos teóricos do MEES é um sistema, composto de dois subsistemas duais e complementares, de medição do desempenho e de observação do padrão comportamental das IES. O diagnóstico da congruência dos valores dos gestores com o PDI visa corroborar o Plano como subsistema de observação dos padrões comportamentais proposto pelo MEES, o qual se fundamenta na teoria de valores básicos de Schwartz.Os resultadosda pesquisa têm como propósito precípuo a melhoria contínua da administração da educação superiorcom base no desenvolvimento de metodologias e instrumentos que permitam melhor conhecer a realidade das instituições.
id UFSC_a56fa987ae9051fc27071efbf945709a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114697
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEESO processo de planejamento das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras é formalizado por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI integra os resultados de vários sistemas de avaliação tais como: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu, o Exame nacional de avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE), entre outros subsistemas de planejamento pedagógico e de avaliação da educação superior. Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia de diagnóstico da efetividade do planejamento com base no perfil de valores dos gestores. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva de caráter diagnóstico. A metodologia proposta se alinha a concepção do sistema de gestão integrada denominado Mapa estratégico da Educação Superior (MEES). O PDI operacionalizado sob os pressupostos teóricos do MEES é um sistema, composto de dois subsistemas duais e complementares, de medição do desempenho e de observação do padrão comportamental das IES. O diagnóstico da congruência dos valores dos gestores com o PDI visa corroborar o Plano como subsistema de observação dos padrões comportamentais proposto pelo MEES, o qual se fundamenta na teoria de valores básicos de Schwartz.Os resultadosda pesquisa têm como propósito precípuo a melhoria contínua da administração da educação superiorcom base no desenvolvimento de metodologias e instrumentos que permitam melhor conhecer a realidade das instituições.2013-12-12T17:44:52Z2013-12-12T17:44:52Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114697Lucca, CarmemSchuch Júnior, Vitor FranciscoCorrêa, Angela CristinaMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaÁvila, Lucas Veigaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T17:44:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T17:44:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
title METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
spellingShingle METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
Lucca, Carmem
title_short METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
title_full METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
title_fullStr METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
title_full_unstemmed METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
title_sort METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DOS VALORES DOS GESTORES COM O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO PDI: PROPOSTA PARA O MEES
author Lucca, Carmem
author_facet Lucca, Carmem
Schuch Júnior, Vitor Francisco
Corrêa, Angela Cristina
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Ávila, Lucas Veiga
author_role author
author2 Schuch Júnior, Vitor Francisco
Corrêa, Angela Cristina
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Ávila, Lucas Veiga
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Carmem
Schuch Júnior, Vitor Francisco
Corrêa, Angela Cristina
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Ávila, Lucas Veiga
description O processo de planejamento das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras é formalizado por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI integra os resultados de vários sistemas de avaliação tais como: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu, o Exame nacional de avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE), entre outros subsistemas de planejamento pedagógico e de avaliação da educação superior. Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia de diagnóstico da efetividade do planejamento com base no perfil de valores dos gestores. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva de caráter diagnóstico. A metodologia proposta se alinha a concepção do sistema de gestão integrada denominado Mapa estratégico da Educação Superior (MEES). O PDI operacionalizado sob os pressupostos teóricos do MEES é um sistema, composto de dois subsistemas duais e complementares, de medição do desempenho e de observação do padrão comportamental das IES. O diagnóstico da congruência dos valores dos gestores com o PDI visa corroborar o Plano como subsistema de observação dos padrões comportamentais proposto pelo MEES, o qual se fundamenta na teoria de valores básicos de Schwartz.Os resultadosda pesquisa têm como propósito precípuo a melhoria contínua da administração da educação superiorcom base no desenvolvimento de metodologias e instrumentos que permitam melhor conhecer a realidade das instituições.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12T17:44:52Z
2013-12-12T17:44:52Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114697
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652187887206400