Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachetti, Luciana Reginato Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182300
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
id UFSC_a36d93e56ef7ffdb51844981f660c8ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182300
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenhariasMatemática Básica. Ensino híbrido. Sala de aula invertida.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.Este artigo apresenta uma experiência de ensino híbrido, por meio da aplicação da metodologia de sala de aula invertida em um Curso de Nivelamento de Matemática Básica para ingressantes em cursos de Engenharias e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), da Universidade Federal de Santa Catarina. A sala de aula invertida propõe que os conteúdos e instruções devem ser apresentados aos estudantes de forma on line e devem ser estudados antes das aulas presenciais. Desta forma, a sala de aula presencial se torna um espaço para interação humana entre alunos e professores. Este trabalho justifica-se devido aos altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, na primeira fase dos cursos do CTJ, além da necessidade do desenvolvimento de metodologias inovadora, que tornem os alunos mais ativos durante as aulas e contribuam com o processo e ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e o procedimento para investigação foi o estudo de caso. A análise dos resultados entre o diagnóstico inicial e final mostrou que houve progresso na aprendizagem dos estudantes.Joinville, SCMikowski, AlexandreUniversidade Federal de Santa CatarinaSachetti, Luciana Reginato Dias2017-12-15T15:36:13Z2017-12-15T15:36:13Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlexx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182300porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T15:36:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182300Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T15:36:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
title Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
spellingShingle Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
Sachetti, Luciana Reginato Dias
Matemática Básica. Ensino híbrido. Sala de aula invertida.
title_short Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
title_full Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
title_fullStr Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
title_full_unstemmed Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
title_sort Análise da experiência de sala de aula invertida em curso de matemática básica para ingressantes em cursos de um centro de engenharias
author Sachetti, Luciana Reginato Dias
author_facet Sachetti, Luciana Reginato Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mikowski, Alexandre
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sachetti, Luciana Reginato Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Básica. Ensino híbrido. Sala de aula invertida.
topic Matemática Básica. Ensino híbrido. Sala de aula invertida.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T15:36:13Z
2017-12-15T15:36:13Z
2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182300
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652053900165120