PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887 |
Resumo: | As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados. |
id |
URI-5_92f6383f148259037215fe16c504d3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/887 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDAEnsino HíbridoSala de Aula InvertidaTecnologias DigitaisAs transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/88710.31512/encitec.v13i3.887Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 144-1622237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887/638Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, João Ladislau BarbaráPereira, Sônia Regina Fonseca2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/887Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
title |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
spellingShingle |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA Lopes, João Ladislau Barbará Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida Tecnologias Digitais |
title_short |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
title_full |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
title_fullStr |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
title_full_unstemmed |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
title_sort |
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA |
author |
Lopes, João Ladislau Barbará |
author_facet |
Lopes, João Ladislau Barbará Pereira, Sônia Regina Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Sônia Regina Fonseca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Ladislau Barbará Pereira, Sônia Regina Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida Tecnologias Digitais |
topic |
Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida Tecnologias Digitais |
description |
As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887 10.31512/encitec.v13i3.887 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887/638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 144-162 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333170638848 |