PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Ladislau Barbará
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Sônia Regina Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887
Resumo: As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.
id URI-5_92f6383f148259037215fe16c504d3d1
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/887
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDAEnsino HíbridoSala de Aula InvertidaTecnologias DigitaisAs transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/88710.31512/encitec.v13i3.887Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 144-1622237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887/638Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, João Ladislau BarbaráPereira, Sônia Regina Fonseca2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/887Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
title PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
spellingShingle PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
Lopes, João Ladislau Barbará
Ensino Híbrido
Sala de Aula Invertida
Tecnologias Digitais
title_short PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
title_full PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
title_fullStr PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
title_full_unstemmed PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
title_sort PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
author Lopes, João Ladislau Barbará
author_facet Lopes, João Ladislau Barbará
Pereira, Sônia Regina Fonseca
author_role author
author2 Pereira, Sônia Regina Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Ladislau Barbará
Pereira, Sônia Regina Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Híbrido
Sala de Aula Invertida
Tecnologias Digitais
topic Ensino Híbrido
Sala de Aula Invertida
Tecnologias Digitais
description As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887
10.31512/encitec.v13i3.887
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887/638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 144-162
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333170638848