PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rosigleide Reboli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Rosana Reboli, Cassemiro, Italo de Paula, Silva Neto, Jose Moreira da, Predrizi Junior, Aloir, Lima, Valdeson Amaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132178
Resumo: A necessidade de adequação dos cursos de Ciências Contábeis para entregar ao mercado, profissionais com competências de liderança, capazes de atender as complexidades apresentadas pelas organizações, nortearam este trabalho que teve como objetivo identificar as contribuições da utilização de pesquisa empírica para desenvolvimento de competência de liderança no curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva utilizando os procedimentos estudo de caso e pesquisa bibliográfica, no qual utilizou-se como amostra os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do ano de 2014/01, matriculados na disciplina Liderança Situacional na Atividade Contábil da UNIR. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o método, apresenta-se como ótima alternativa dentre as metodologias de ensino disponíveis aos docentes das áreas humanas nos cursos de Ciências Contábeis, ressaltando-se como suas contribuições, a capacidade de oportunizar a vivência real no contexto das organizações e possibilitar aos acadêmicos, a capacidade de avaliar criticamente os prós e contras dos comportamentos adotados quando no exercício profissional que demandar competências de líderes.
id UFSC_a38bd97755d9a493ef312b8d37946cd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132178
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEISMétodo de ensino. Metodologias de ensino. Liderança. Liderança para contadores. Contador Contemporâneo.A necessidade de adequação dos cursos de Ciências Contábeis para entregar ao mercado, profissionais com competências de liderança, capazes de atender as complexidades apresentadas pelas organizações, nortearam este trabalho que teve como objetivo identificar as contribuições da utilização de pesquisa empírica para desenvolvimento de competência de liderança no curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva utilizando os procedimentos estudo de caso e pesquisa bibliográfica, no qual utilizou-se como amostra os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do ano de 2014/01, matriculados na disciplina Liderança Situacional na Atividade Contábil da UNIR. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o método, apresenta-se como ótima alternativa dentre as metodologias de ensino disponíveis aos docentes das áreas humanas nos cursos de Ciências Contábeis, ressaltando-se como suas contribuições, a capacidade de oportunizar a vivência real no contexto das organizações e possibilitar aos acadêmicos, a capacidade de avaliar criticamente os prós e contras dos comportamentos adotados quando no exercício profissional que demandar competências de líderes.INPEAU2015-04-22T14:23:56Z2015-04-22T14:23:56Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132178Cardoso, Rosigleide ReboliCardoso, Rosana ReboliCassemiro, Italo de PaulaSilva Neto, Jose Moreira daPredrizi Junior, AloirLima, Valdeson Amaroporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T14:23:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132178Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T14:23:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Cardoso, Rosigleide Reboli
Método de ensino. Metodologias de ensino. Liderança. Liderança para contadores. Contador Contemporâneo.
title_short PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort PESQUISA EMPÍRICA: MÉTODO PROGRESSISTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Cardoso, Rosigleide Reboli
author_facet Cardoso, Rosigleide Reboli
Cardoso, Rosana Reboli
Cassemiro, Italo de Paula
Silva Neto, Jose Moreira da
Predrizi Junior, Aloir
Lima, Valdeson Amaro
author_role author
author2 Cardoso, Rosana Reboli
Cassemiro, Italo de Paula
Silva Neto, Jose Moreira da
Predrizi Junior, Aloir
Lima, Valdeson Amaro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rosigleide Reboli
Cardoso, Rosana Reboli
Cassemiro, Italo de Paula
Silva Neto, Jose Moreira da
Predrizi Junior, Aloir
Lima, Valdeson Amaro
dc.subject.por.fl_str_mv Método de ensino. Metodologias de ensino. Liderança. Liderança para contadores. Contador Contemporâneo.
topic Método de ensino. Metodologias de ensino. Liderança. Liderança para contadores. Contador Contemporâneo.
description A necessidade de adequação dos cursos de Ciências Contábeis para entregar ao mercado, profissionais com competências de liderança, capazes de atender as complexidades apresentadas pelas organizações, nortearam este trabalho que teve como objetivo identificar as contribuições da utilização de pesquisa empírica para desenvolvimento de competência de liderança no curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva utilizando os procedimentos estudo de caso e pesquisa bibliográfica, no qual utilizou-se como amostra os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do ano de 2014/01, matriculados na disciplina Liderança Situacional na Atividade Contábil da UNIR. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o método, apresenta-se como ótima alternativa dentre as metodologias de ensino disponíveis aos docentes das áreas humanas nos cursos de Ciências Contábeis, ressaltando-se como suas contribuições, a capacidade de oportunizar a vivência real no contexto das organizações e possibilitar aos acadêmicos, a capacidade de avaliar criticamente os prós e contras dos comportamentos adotados quando no exercício profissional que demandar competências de líderes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-22T14:23:56Z
2015-04-22T14:23:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132178
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652103479984128