Competências do contador: um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ricardo Lopes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-03042007-100732/
Resumo: A identificação das competências do contador pode contribuir para o desenvolvimento da profissão. O objetivo principal desse estudo é verificar a existência de uma estrutura de interdependência subjacente às competências do contador, explicando-as melhor. A fundamentação teórica sobre competências está relacionada ao estudo McClelland (1973,1998), Boyatzis (1982) e Spencer e Spencer (1993). No campo profissional as referências são Hardern (1995) e Sakagami, Yoshimi e Okano (1999). Os estudos relacionados as competências do contador não estão baseados em fundamentos da psicologia ou estruturas genéricas de competências, o que é o objetivo desse trabalho. Está pesquisa está baseada no estudo de 18 competências coletadas em 24 artigos sobre as habilidades do contador que foram submetidos a 159 contadores no Brasil. O instrumento de coleta dos dados apresentou um alfa de cronbach de 0,834. A partir da análise fatorial foram formados 4 fatores: competências específicas, competências de conduta e administração, competências de gerenciamento da informação e competências de comunicação. A validação dos dados de pesquisas seguiu os passos descritos por Cone e Foster (1997). O resultado apresentou uma estrutura genérica de competências. As principais limitações desse estudo estão relacionadas as características da amostra e a falta da validação com uso de estudos comparativos e longitudinais. Os pontos para futuras pesquisas são destacar a validação dos resultados em outras amostras de contadores e a aplicação da estrutura genérica em outras corporações.
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