O processo de formação dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia, nos serviços de atenção básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92159 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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O processo de formação dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia, nos serviços de atenção básicaEnfermagemEnfermagemCurriculosEnsino superiorServiços de saúdeCurriculosMedicinaOdontologiaCurriculosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O estudo versa sobre a formação graduada de profissionais com perfil adequado para o Sistema Único de Saúde do Brasil. Esse perfil não é o que vem sendo privilegiado historicamente nas instituições de ensino de nível superior (mundo da escola) formadoras de profissionais da saúde, particularmente no processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve nos serviços de saúde (mundo do trabalho). Considera-se necessário que as instituições de ensino e de assistência à saúde, principalmente as da atenção básica, favoreçam o desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cada Curso, ao mesmo tempo em que mantêm a qualidade da assistência à saúde prestada. O estudo objetivou compreender o processo de formação dos futuros profissionais de saúde, nos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia, nos Serviços de Atenção Básica, em uma Instituição de Ensino Superior da região Sul do Brasil, tendo como referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais e os escritos de Gastão Wagner de Sousa Campos. O método utilizado foi o estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa. Foi utilizada a triangulação como forma de garantir a confiabilidade e a convergência dos resultados advindos de fontes de dados, acessadas por diferentes técnicas, como a observação participante, entrevista e análise documental. Os dados foram analisados pela análise temática de Minayo, levando à construção de categorias e subcategorias e posterior utilização do Software Atlas Ti 5.0 (Qualitative Research and Solutions), o qual auxiliou na codificação dos dados. As categorias construídas foram: a) Planejamento das oportunidades de aprendizagem e ações desenvolvidas no mundo do trabalho e no mundo da escola; b) Preparo das pessoas envolvidas no mundo do trabalho e no mundo da escola; e c) Compromisso da Formação Profissional com as DCNs: novas práticas, velhas práticas. Discutiu-se que as possibilidades para o processo de formação nos Serviços de Atenção Básica em um âmbito conhecido pressupõem a tomada de novas atitudes diante da realidade observada por parte dos profissionais, tanto do mundo do trabalho como do mundo da escola, a fim de transformá-lo. Para ocorrer a transformação nesses mundos, os sujeitos que estão envolvidos em cada um deles precisam dialogar entre si e planejar juntos, construir momentos de co-gestão e criarem oportunidades de ensino-aprendizagem que atendam às expectativas e necessidades da sociedade. Também, é importante que esses mundos desenvolvam projetos integrados que atendam às áreas de relevância do mundo do trabalho e que sejam oportunidades de desenvolvimento de competência dos futuros profissionais de saúde. A educação permanente de coordenadores, professores, futuros profissionais de saúde e dos trabalhadores de saúde em muito contribuiria para auxiliar nesses processos de mudanças. Não é tarefa fácil transformar as práticas de ensino e de saúde. O mundo do trabalho e o mundo da escola #dois mundos em transformação # são espaços em que o Pacto pela Saúde deve ser um eixo transversal. São necessárias mudanças em prol de uma realidade não só desejada, mas necessária e possível, em que não existe uma situação definitiva, mas sim um âmbito da inconclusão humana, construindo o inédito viável pelo qual lutamos e sonhamos. The study discusses higher education for professionals with a profile proper for Brazil#s Unified Health System. Such profile has not been historically favored in higher education institutions (the world of school) that train health professionals, especially in the teaching-learning process that takes place within health care services (the world of labor). Teaching and health institutions, particularly those in charge of basic care, should favor the development of competences included in the National Curriculum Guidelines (Diretrizes Curriculares Nacionais, or DCN) for each of the courses, simultaneously to maintaining the quality of health care provided. The study is aimed at understanding the process of training future health professionals in the courses of Nursing, Medicine, and Dentistry in Basic Health Care services in a Higher Education Institution in southern Brazil. Its references were the National Curriculum Guidelines and Gastão Wagner de Sousa Campos# works. The method used was a descriptive case study from a qualitative approach. Triangulation was used to guarantee reliability and convergence of results from data sources, accessed through distinct techniques such as participant observation, interviews, and document analysis. Data were analyzed under Minayo#s themes, leading to the construction of categories and subcategories and later use of the Atlas Ti 5.0 software (Qualitative Research and Solutions), which helped in data coding. Categories built were: a) Planning of learning opportunities and actions developed in the world of labor and the world of school; b) Training of people involved in the world of labor and the world of school; e c) Commitment of Professional Training with National Curriculum Guidelines: new practices, old practices. It is argued that the possibility for the training process in basic care services # new ways within a known sphere # presupposes new attitudes in face of the reality seen by part of professionals both from the world of labor and from the world of school, in order to change it. For change to take place in those spheres, subjects involved in each world have to dialogue and plan together, build co-management moments and create teaching-learning opportunities that meet society#s needs and expectations. It is important that those worlds carry out integrated projects that serve the areas of relevance in the world of labor and give opportunities for the development of competences of future health professionals. Permanent education of coordinators, teachers, as well as current and future health workers would be highly beneficial to those processes of change. It is not easy to change teaching and health practices. The world of labor and the world of school # two changing worlds # are spaces where the pact for health must be a transversal axis. Changes are needed to advance towards a reality that is not only desired, but also necessary and possible, where there is no definite situation; there is rather a sphere of human inconclusiveness, building the feasible unprecedented for which we all struggle and dream.Florianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertCartana, Maria do Horto FontouraUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmidt, Sandra Marcia Soares2012-10-24T06:18:33Z2012-10-24T06:18:33Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf261373http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92159porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T18:22:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92159Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T18:22:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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