Práticas estratégicas em mídia e conhecimento no terceiro setor: um framework para a criação de media lab para organizações da sociedade civil de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Larissa Gaspar Coelho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247282
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
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spelling Práticas estratégicas em mídia e conhecimento no terceiro setor: um framework para a criação de media lab para organizações da sociedade civil de FlorianópolisGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoAssociações sem fins lucrativosInovaçãoCultura digitalFrameworksDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.As Organizações da Sociedade Civil (OSC) são fruto do arranjo autônomo da sociedade, com objetivos de promoção e defesa de direitos e, até mesmo, fazendo a mediação entre Estado e cidadão. Quanto mais reconhecimento por parte da sociedade, mais as OSC necessitam de planejamento estratégico para que possam ser sustentáveis financeiramente a fim de alcançar sua missão social. Em meio a esse cenário, a transformação digital das OSC surge como uma necessidade para promover a consolidação dessas iniciativas, com a preocupação de, sobretudo, desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Neste contexto de valorização de habilidades digitais, surgem os laboratórios sociais sob uma perspectiva da mídia e da mediação, os media labs. Tais estruturas já mostraram ser uma importante chave para desenvolver uma cultura de inovação, podendo desempenhar papel fundamental nos processos de gestão das OSC, promovendo a comunicação com stakeholders, a cultura digital e a sustentabilidade financeira. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada em quatro fases do Design Thinking, esta dissertação reporta um processo de pesquisa voltado a desenvolver um framework conceitual para orientar os Primeiro e Segundo Setores a implementar, de maneira estratégica, práticas organizacionais bem-sucedidas de media labs para auxiliar na consolidação de iniciativas do Terceiro Setor. A primeira fase, de Descoberta, promove a delimitação do tema através de uma revisão integrativa de literatura. A segunda, de Definição, resume os objetos de pesquisa - o media lab e as OSC - e os procedimentos adotados para realização de 20 entrevistas semiestruturadas com representantes de media labs das cinco regiões brasileiras e a coleta das respostas de 12 OSC florianopolitanas a um questionário. A terceira fase, de Desenvolvimento, descreve as atividades de coleta, análise e interpretação do corpo de dados da pesquisa. Por fim, a quarta fase, de Entrega, é voltada à proposição do framework conceitual que, de forma simples e orgânica, articula os recursos necessários à implementação estratégica de media labs para OSC. Além disso, há uma orientação de quais áreas são as ideais para mediar, organizar e executar a implementação do media lab no Primeiro e no Segundo Setores.Abstract: Civil Society Organizations (CSOs) are a result of the autonomous arrangement of society, with the objective of promoting and defending rights and even mediating between the State and the citizen. The more recognition by society, the more CSOs need strategic planning so that they can be financially sustainable in order to achieve their social mission. Within this scenario, the digital transformation of CSOs emerges as a need to promote the consolidation of these initiatives, concerning, above all, developing a more just and egalitarian society. In this context of valuing digital skills, social laboratories emerge from a media and mediation perspective, the so-called media labs. Such structures have already proved to be an important key to develop a culture of innovation, and can play a fundamental role in CSO management processes, promoting communication with stakeholders, digital culture and financial sustainability. This dissertation covers a research process aimed at developing a conceptual framework to guide the First and Second Sectors to strategically implement successful organizational practices of media labs to assist in the consolidation of Third Sector initiatives through a qualitative approach research based on four phases of Design Thinking. The first, Discover, promotes the delimitation of the theme through an integrative literature review. The second, Define, summarizes the research objects - the media lab and the CSOs - and the procedures adopted to carry out 20 semi-structured interviews with representatives of media labs from the five Brazilian regions and the collection of responses from 12 Florianopolitan CSOs to a questionnaire. The third phase, Develop, describes the activities of collecting, analyzing and interpreting the body of research data. Finally, the fourth phase, Deliver, is aimed at proposing the conceptual framework that, in a simple and organic way, articulates the resources necessary for the strategic implementation of media labs for CSOs. In addition, there is guidance on which areas are ideal for mediating, organizing and executing the implementation of the media lab in the First and Second Sectors.Baldessar, Maria JoséFlores, Ana Marta MoreiraUniversidade Federal de Santa CatarinaPinto, Larissa Gaspar Coelho2023-06-28T18:24:19Z2023-06-28T18:24:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis307 p.| il., gráfs.application/pdf380578https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247282porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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