ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Susane Petinelli
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes, Erika Serôdio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759
Resumo: Este artigo busca debater a formação em administração, a partir do estudo de caso do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de problematizar o impacto social deste curso. Buscou-se abordar questões que ajudem na compreensão de como este curso impacta a sociedade, tendo em vista a gama de possibilidades de atuação dos profissionais formados. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos institucionais referentes ao curso de administração estudado e da legislação pertinente ao tema. Para atender à proposta de estudo foi necessário realizar uma análise da matriz curricular e das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de administração. Aspectos como os valores e interesses implicados nessa formação e as tendências na formação de administradores foram colocados em discussão. Como resultados da análise e discussão coloca-se em evidência o papel transformador na sociedade que esses profissionais possuem, mas que em sua maioria, não desempenham. Daí concluindo-se que o curso de administração investigado está voltado à formação de administradores para atuarem em grandes empresas, negligenciando outras áreas, como a gestão no terceiro setor, a capacitação para o empreendimento de micro e pequenos negócios e a gestão pública.
id UFSC_a3d6c37169d82ca3a241b4aa07146bbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114759
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESAEste artigo busca debater a formação em administração, a partir do estudo de caso do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de problematizar o impacto social deste curso. Buscou-se abordar questões que ajudem na compreensão de como este curso impacta a sociedade, tendo em vista a gama de possibilidades de atuação dos profissionais formados. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos institucionais referentes ao curso de administração estudado e da legislação pertinente ao tema. Para atender à proposta de estudo foi necessário realizar uma análise da matriz curricular e das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de administração. Aspectos como os valores e interesses implicados nessa formação e as tendências na formação de administradores foram colocados em discussão. Como resultados da análise e discussão coloca-se em evidência o papel transformador na sociedade que esses profissionais possuem, mas que em sua maioria, não desempenham. Daí concluindo-se que o curso de administração investigado está voltado à formação de administradores para atuarem em grandes empresas, negligenciando outras áreas, como a gestão no terceiro setor, a capacitação para o empreendimento de micro e pequenos negócios e a gestão pública.2013-12-13T17:42:32Z2013-12-13T17:42:32Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759Souza, Susane PetinelliMendes, Erika Serôdioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T17:42:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114759Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T17:42:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
title ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
spellingShingle ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
Souza, Susane Petinelli
title_short ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
title_full ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
title_fullStr ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
title_full_unstemmed ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
title_sort ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
author Souza, Susane Petinelli
author_facet Souza, Susane Petinelli
Mendes, Erika Serôdio
author_role author
author2 Mendes, Erika Serôdio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Susane Petinelli
Mendes, Erika Serôdio
description Este artigo busca debater a formação em administração, a partir do estudo de caso do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de problematizar o impacto social deste curso. Buscou-se abordar questões que ajudem na compreensão de como este curso impacta a sociedade, tendo em vista a gama de possibilidades de atuação dos profissionais formados. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos institucionais referentes ao curso de administração estudado e da legislação pertinente ao tema. Para atender à proposta de estudo foi necessário realizar uma análise da matriz curricular e das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de administração. Aspectos como os valores e interesses implicados nessa formação e as tendências na formação de administradores foram colocados em discussão. Como resultados da análise e discussão coloca-se em evidência o papel transformador na sociedade que esses profissionais possuem, mas que em sua maioria, não desempenham. Daí concluindo-se que o curso de administração investigado está voltado à formação de administradores para atuarem em grandes empresas, negligenciando outras áreas, como a gestão no terceiro setor, a capacitação para o empreendimento de micro e pequenos negócios e a gestão pública.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T17:42:32Z
2013-12-13T17:42:32Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652372842381312