ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759 |
Resumo: | Este artigo busca debater a formação em administração, a partir do estudo de caso do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de problematizar o impacto social deste curso. Buscou-se abordar questões que ajudem na compreensão de como este curso impacta a sociedade, tendo em vista a gama de possibilidades de atuação dos profissionais formados. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos institucionais referentes ao curso de administração estudado e da legislação pertinente ao tema. Para atender à proposta de estudo foi necessário realizar uma análise da matriz curricular e das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de administração. Aspectos como os valores e interesses implicados nessa formação e as tendências na formação de administradores foram colocados em discussão. Como resultados da análise e discussão coloca-se em evidência o papel transformador na sociedade que esses profissionais possuem, mas que em sua maioria, não desempenham. Daí concluindo-se que o curso de administração investigado está voltado à formação de administradores para atuarem em grandes empresas, negligenciando outras áreas, como a gestão no terceiro setor, a capacitação para o empreendimento de micro e pequenos negócios e a gestão pública. |
id |
UFSC_a3d6c37169d82ca3a241b4aa07146bbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114759 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESAEste artigo busca debater a formação em administração, a partir do estudo de caso do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de problematizar o impacto social deste curso. Buscou-se abordar questões que ajudem na compreensão de como este curso impacta a sociedade, tendo em vista a gama de possibilidades de atuação dos profissionais formados. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos institucionais referentes ao curso de administração estudado e da legislação pertinente ao tema. Para atender à proposta de estudo foi necessário realizar uma análise da matriz curricular e das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de administração. Aspectos como os valores e interesses implicados nessa formação e as tendências na formação de administradores foram colocados em discussão. Como resultados da análise e discussão coloca-se em evidência o papel transformador na sociedade que esses profissionais possuem, mas que em sua maioria, não desempenham. Daí concluindo-se que o curso de administração investigado está voltado à formação de administradores para atuarem em grandes empresas, negligenciando outras áreas, como a gestão no terceiro setor, a capacitação para o empreendimento de micro e pequenos negócios e a gestão pública.2013-12-13T17:42:32Z2013-12-13T17:42:32Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759Souza, Susane PetinelliMendes, Erika Serôdioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T17:42:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114759Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T17:42:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
title |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
spellingShingle |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA Souza, Susane Petinelli |
title_short |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
title_full |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
title_fullStr |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
title_full_unstemmed |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
title_sort |
ADMINISTRADORES: POR UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA GRANDE EMPRESA |
author |
Souza, Susane Petinelli |
author_facet |
Souza, Susane Petinelli Mendes, Erika Serôdio |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Erika Serôdio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Susane Petinelli Mendes, Erika Serôdio |
description |
Este artigo busca debater a formação em administração, a partir do estudo de caso do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de problematizar o impacto social deste curso. Buscou-se abordar questões que ajudem na compreensão de como este curso impacta a sociedade, tendo em vista a gama de possibilidades de atuação dos profissionais formados. A coleta de dados ocorreu a partir de documentos institucionais referentes ao curso de administração estudado e da legislação pertinente ao tema. Para atender à proposta de estudo foi necessário realizar uma análise da matriz curricular e das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de administração. Aspectos como os valores e interesses implicados nessa formação e as tendências na formação de administradores foram colocados em discussão. Como resultados da análise e discussão coloca-se em evidência o papel transformador na sociedade que esses profissionais possuem, mas que em sua maioria, não desempenham. Daí concluindo-se que o curso de administração investigado está voltado à formação de administradores para atuarem em grandes empresas, negligenciando outras áreas, como a gestão no terceiro setor, a capacitação para o empreendimento de micro e pequenos negócios e a gestão pública. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T17:42:32Z 2013-12-13T17:42:32Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652372842381312 |