Por uma educação matemática com arte: passagens pelo pensamento de Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuck, Cássia Aline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227124
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021.
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spelling Por uma educação matemática com arte: passagens pelo pensamento de Walter BenjaminEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação matemáticaExperiênciaLinguagem e educaçãoInfânciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021.A constelação aqui criada é um gesto analítico que pensa uma educação matemática com arte. A questão orientadora, nesse gesto, está em como o esfacelamento da experiência benjaminiana (Erfahrung) nos aparece na educação matemática, contribuindo para a emergência de uma nova barbárie na modernidade, apontada pelo filósofo Walter Benjamin. Para nos dar a ver estabelecemos como objetivo constelar imagens de pensamento na e da educação matemática que figuram uma face da nova barbárie na modernidade. Em nossa criação, mobilizamos passagens pela obra de Walter Benjamin, em especial, no que diz respeito ao seu modo de olhar para as imagens de pensamento, a linguagem, a experiência e a infância, frente a nova barbárie instituída. Com essas passagens pensamos: a reificação das relações entre professor, estudante, matemática e vida, em uma sociedade moderna, de valorização à técnica e à tecnologia atravessadas pelo dispositivo da educação matemática; a soberania de uma linguagem representacional (Mittel) que se coloca na educação matemática em detrimento de uma linguagem alegórica de apresentação (Medium); a experiência que se esfacela de modo massificado através de um saber livresco abreviado, elegendo conteúdos isentos de história marginal; e, por fim, com o filósofo alemão, que encontrava nos artistas e nas crianças formas inspiradoras de ver o mundo, pensamos na emergência de uma possibilidade de redenção na educação matemática, ao tomá-la como uma forma artística de vida, mantendo-a aberta e indeterminada, arrancando-a do poder mítico do progresso. Em um limiar de saída da constelação, apontamos para as dimensões política, estética e ética pelas quais essa tese se apresenta, na educação matemática.Abstract: The constellation created here is an analytical gesture that thinks of a mathematical education with art. The guiding question, in this gesture, is how the crumbling of the Benjaminian experience (Erfahrung) appears to us in mathematical education, contributing to the emergence of a new barbarism in modernity, pointed out by the philosopher Walter Benjamin. In order to show ourselves, we set ourselves the objective of constellating images of thought in and of mathematical education that figure a face of the new barbarism in modernity. In our creation, we mobilized passages through the work of Walter Benjamin, in particular, with regard to his way of looking at images of thought, language, experience and childhood, in the face of the new barbarism instituted. With these passages we think: the reification of the relations between teacher, student, mathematics and life, in a modern society, of valorization to the technique and the technology crossed by the device of the mathematical education; the sovereignty of a representational language (Mittel) that is placed in mathematical education at the expense of an allegorical language of presentation (Medium); the experience that falls apart in a massified way through an abbreviated bookish knowledge, choosing contents exempt from marginal history; and, finally, with the German philosopher, who found inspiring ways to see the world in artists and children, we think of the emergence of a possibility of redemption in mathematics education, by taking it as an artistic form of life, maintaining it open and indeterminate, pulling it out of the mythical power of progress. In a threshold of exit from the constellation, we point to the political, aesthetic and ethical dimensions by which this thesis is presented, in mathematical education.2021Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchuck, Cássia Aline2021-08-23T14:07:47Z2021-08-23T14:07:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis96 p.| il.application/pdf371761https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227124porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227124Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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