As políticas de educação inclusiva para a educação infantil no Brasil: anos 2000
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93725 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaLópez, Graziela Maria BerettaGarcia, Rosalba Maria Cardoso2012-10-25T02:42:49Z2012-10-25T02:42:49Z2012-10-25T02:42:49Z286527http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93725Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010A presente pesquisa objetivou compreender as políticas de educação especial voltadas à educação infantil no Brasil. O período de estudo delimitou-se à primeira década dos anos 2000, quando se percebe vasta documentação introduzida nos meios educacionais, com o intuito de direcionar a política de educação especial, em sua perspectiva inclusiva, na educação básica. Para delimitação do objeto de pesquisa, foram debatidos alguns pontos de tensão, que constituem a educação infantil e a educação especial. O acesso, a diversificação das instituições de educação infantil e a ausência de consenso pedagógico na área foram apresentados neste estudo como questões candentes no campo da educação infantil. No campo das políticas voltadas para a educação especial brasileira, tratou-se do debate por meio da documentação nacional, que institui as diretrizes para esta modalidade de educação básica, particularmente aquelas que integram a coleção Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão. O processo de investigação constituiu-se de análise documental de fontes nacionais e internacionais, com base na análise de discurso proposta por Fairclough (2001) e Orlandi (2009). A análise desta pesquisa partiu do pressuposto, segundo o qual as reformas sofridas pelo Estado brasileiro, nestas últimas décadas, a política educacional indicada aos países em desenvolvimento, por organismos internacionais, e as concepções e proposições amplamente difundidas por órgãos oficiais estão imbricadas no processo de constituição da EI inclusiva em nosso país. Compreendeu-se que os termos criança, aluno, deficiência, educação infantil, inclusão e educação inclusiva foram conceitos-chave na divulgação da política de educação especial para a educação infantil numa perspectiva inclusiva. O presente estudo possibilitou caracterizar a proposição política para a educação infantil brasileira na perspectiva inclusiva, mediante a identificação e apreensão dos conceitos que embasam o discurso político e a proposta de estruturação dos serviços de educação especial na creche e pré-escola da rede regular de ensino. A pesquisa revelou que a proposição política para a educação infantil inclusiva se materializa na subordinação dos saberes às práticas e da disponibilização dos serviços tradicionais da Educação especial na creche e pré-escola, às quais é imputado o lugar de convívio harmonioso da diversidade.289 p.| il.porEducaçãoEducação infantilEducação especialPoliticas publicasBrasilCrianças deficientesAs políticas de educação inclusiva para a educação infantil no Brasil: anos 2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL286527.pdfapplication/pdf7532581https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93725/1/286527.pdff283545ef67e938b00e0537916f74fbbMD51TEXT286527.pdf.txt286527.pdf.txtExtracted Texttext/plain553567https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93725/2/286527.pdf.txt84977ac9cd0b5a23063139dccda3ed2eMD52THUMBNAIL286527.pdf.jpg286527.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93725/3/286527.pdf.jpg1205b4291af60b236fc414bcd1c7b45dMD53123456789/937252013-05-02 03:05:46.303oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93725Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T06:05:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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