Educação inclusiva um direito a diversidade
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1722 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
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Manzan, Jaqueline FonsecaSiqueira, Aline Gonçalves deMANZAN, Jaqueline Fonseca. Educação inclusiva um direito a diversidade. 2011. 33 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Formosa, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/1722Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.O objetivo do trabalho é conscientizar as pessoas da importância da inclusão de pessoas com deficiência instigando o modo lúdico como principal forma de desenvolvimento. Neste, incluem-se o valor da família, a influência do ambiente físico e social, os conceitos de estimulação precoce e a importância da escola e do lúdico no ensino. É importante mudarmos nossas atitudes diante do preconceito. A sociedade por muitos anos rotulou as pessoas com deficiência. Atualmente as leis asseguram o direito a todos de não serem submetidos a ofensas em função de sua deficiência, e já vem sendo estabelecidos progressos, visto o interesse que se tem em dar uma vida normal para essas pessoas dentro de suas potencialidades. Não existem fórmulas prontas para o ensino, entretanto, sabe-se que o ambiente lúdico pode constituir-se num elemento importante para o ensino e o desenvolvimento das pessoas. Através dos jogos, os alunos aprendem como integrar e interagir no meio social do qual fazem parte. Os jogos contextualizados, além de levarem a compreensão, reflexão e conhecimento, promovem o raciocínio lógico nos mesmos. Nas pessoas com deficiência, também é notório esse desenvolvimento, principalmente por elas aprenderem mais com o real do que com o abstrato. Por isso, são necessários professores qualificados e preparados para trabalhar com as dificuldades encontradas em sala de aula. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis monograph has the aim of making people aware of the importance of including disabled people, instigating the ludic as the principal strategy of development. It is included in it the value of family, the influence of the physical and social environment, the conceptions of earlier motivation and the importance of the school and the ludic in teaching. It is important to change our attitudes facing prejudices. For many years, the society labeled the disabled people, but nowadays the laws guarantee the rights to everyone not to undergo offenses due to their disability. Progress has been achieved, once there is interest in providing a normal life to all those people according to their abilities. There are no recipes for teaching, but, it is known that the ludic environment may constitute an important way of teaching people. By using games, students learn how to socialize. The contextualized games, make it possible for the students to understand, reflect, learn and also promote logical reasoning. This kind of development is also noted in disabled people, mainly because they learn more with the real thing than with the abstract ones. That is why it is necessary to have well prepared teachers to work with the difficult situations in classes.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-07-29T21:55:36Z No. of bitstreams: 1 2011_JaquelineFonsecaManzan.pdf: 183518 bytes, checksum: 6adb012affc195d8b07ee258b61faad3 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-08-01T15:28:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JaquelineFonsecaManzan.pdf: 183518 bytes, checksum: 6adb012affc195d8b07ee258b61faad3 (MD5)Made available in DSpace on 2011-08-01T15:28:36Z (GMT). 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