Avaliação de telessaúde para apoio assistencial na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilson, Luana Gabriele
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190251
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNilson, Luana GabrieleCalvo, Maria Cristina Marino2018-09-29T04:07:14Z2018-09-29T04:07:14Z2018357463https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190251Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2018.Telessaúde trata do emprego de tecnologias de informação e comunicação para ultrapassar barreiras geográficas, resolver limitações de alcance e ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade, preocupando-se com educação na saúde e promoção de saúde no contexto das políticas públicas. A telessaúde é recente, com barreiras culturais, políticas e tecnológicas que limitam a sua utilização, e existem poucas publicações sistematizadas que tratam da sua aplicação em saúde pública. No Brasil, desde o início dos anos 2000, há preocupação do Ministério da Saúde em desenvolver estratégias de emprego da telessaúde para melhoria da qualidade de serviços no Sistema Único de Saúde. O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, criado em 2007, tem a proposta de qualificar profissionais de saúde para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e melhorar a sua resolubilidade. O Núcleo Telessaúde Santa Catarina (Telessaúde SC) existe desde o início do Programa e oferece todos os serviços propostos para apoio assistencial e apoio à educação permanente em saúde de profissionais de todo o estado. A Teoria de Mudança propõe o detalhamento das ações necessárias para alcançar determinado resultado com ênfase nos atores-chave, e foi utilizada para avaliar a oferta e utilização da telessaúde para apoio assistencial, e identificar forças e fraquezas relacionadas à sua utilização. Essa pesquisa avaliativa, de natureza quali-quantitativa, teve início com um estudo de avaliabilidade - construção e validação de modelo teórico e lógico, matriz avaliativa e quadro lógico para análise, utilizando técnicas de consenso com experts. Dados secundários dos relatórios dos serviços do Telessaúde SC foram utilizados para a seleção dos municípios e equipes participantes do estudo de caso, caracterizado por três níveis de análise da oferta e utilização de telessaúde para apoio assistencial na APS em Santa Catarina. Foram investigadas: compreensão do processo, identificação de fragilidades e potencialidades e proposta de mudança para aumentar o acesso e utilização do apoio oferecido por meio dos serviços disponíveis. Os dados primários foram coletados em grupo focal e entrevistas semiestruturadas com informantes-chaves dos três níveis de análise. Utilizou-se análise temática de conteúdo, orientada por categorias pré-definidas na modelização. As evidências indicaram que o Telessaúde SC promove apoio assistencial com suporte aos profissionais que o utilizam, e produz resultados que qualificam e ampliam o acesso dos usuários ao sistema de saúde. Falta infraestrutura tecnológica; nem todos os serviços são conhecidos e as possibilidades de emprego não são plenamente reconhecidas; as necessidades da rede não são todas atendidas devido limitações financeiras para expansão das áreas clínicas de atuação com contratação de profissionais; as regulamentações e protocolos clínicos e de acesso precisam ser fortalecidos e mais bem divulgados. Os resultados da pesquisa indicam que a ampliação da utilização e dos resultados da telessaúde para apoio assistencial no contexto da APS depende da incorporação do acesso aos serviços e implementação do apoio como parte do processo de trabalho de profissionais e equipes.Abstract: Telehealth deals with the use of information and communication technologies to overcome geographical barriers, solve scope limitations and expand access to quality health services, focusing on health education and health promotion in the context of public policies. Telehealth is recent, with cultural, political and technological barriers that limit its use, and there are few systematized publications dealing with its application in public health. In Brazil, since the early of the 2000s, the Ministry of Health has had a concern with the development of strategies for the use of telehealth to improve the quality of services in the Unified Health System. The National Telehealth Brazil Networks Program, created in 2007, has implanted telehealth centers with the proposal to qualify health professionals to strengthen Primary Health Care (PHC) and improve its resolubility. The Santa Catarina Telehealth Center (Telehealth SC) is one of the centers implanted since the beginning of the Program and offers all the proposed services to provide care and continuing education support for professionals and workers throughout the state. The Theory of Change proposes detailing the actions needed to achieve a given outcome with emphasis on key actors and was use to assess the supply and use of telehealth for care support and to identify strengths and weaknesses related to its use. This evaluative research, of qualitative-quantitative nature, began with an evaluation study - construction and validation of the theoretical and logical model, evaluation matrix and logical framework for analysis, using consensus techniques with experts. We used as secondary data from the reports of the services of Telehealth SC were used to select the municipalities and teams participating in the case study, characterized by three levels of analysis of the supply and use of telehealth for care assistance in PHC in Santa Catarina. There were investigated: process understanding, identification of weaknesses and potentialities, and proposal of change to increase the access and use of the support offered through the available services. The primary data were collected in a focal group and semi-structured interviews with key informants of the three levels of analysis. Thematic content analysis was used, guided by pre-defined categories in modeling. The evidence indicated that Telehealth SC promotes care support with support to the professionals who use it, and produces results that qualify and expand users' access to the health system. Lack of technological infrastructure; not all services are known and employment opportunities are not fully recognized; the needs of the network are not all met due to financial constraints to expand the clinical areas of operation with hiring professionals; the regulations and clinical and access protocols need to be strengthened and better publicized. The results of the survey indicate that the increased use and of the results of telehealth for care support in the context of PHC depends on the incorporation of access to services and the implementation of support as part of the work process of professionals and teams.240 p.| il., gráfs.porSaúde coletivaAtenção Primária à SaúdeTelemedicinaAvaliação em saúdeAvaliação de telessaúde para apoio assistencial na atenção primária à saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGSC0215-T.pdfPGSC0215-T.pdfTeseapplication/pdf2223288https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/190251/1/PGSC0215-T.pdf47004353353495d45ce65485d34792dbMD51123456789/1902512018-09-29 01:07:15.42oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-29T04:07:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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