Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95575 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
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Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científicaEducação científica e tecnológicaRadioatividadeCiencia -FilosofiaCiencia -HistoriaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Estruturado em cinco artigos, precedidos de uma introdução, que justifica a forma da dissertação, este trabalho tem por objetivo investigar aportes epistemológicos sobre a gênese e desenvolvimento da radioatividade para uma disciplina sobre a história da física e para a formação de professores. No primeiro artigo (capítulo 1 da dissertação), discute-se sete visões distorcidas do trabalho científico e cinco características compartilhadas por algumas epistemologias pós-positivistas, nos termos de Gil-Pérez et al (2001), aprofundando-se concepções filosóficas subjacentes a cada uma delas. Argumenta-se que essas imagens estão presentes implícita e explicitamente nos livros e manuais didáticos, inclusive de nível superior. Eles são produtos de uma tradição de didatização descontextualizadora, o que é analisado por meio da Transposição Didática de Chevallard (1991). Por fim, propõe-se a utilização didática da História da Ciência para desconstruir cada uma dessas imagens deformadas da ciência e do trabalho científico, justificando que um ensino contextualizado pode preencher lacunas epistemológicas há muito tempo identificadas no ensino de ciências tradicional. O segundo artigo (capítulo 2 da dissertação) trata da gênese e dos primeiros anos da radioatividade, tendo como balizas as Conferências Nobel de Pierre e Marie Curie, associadas a outras obras de historiadores da ciência, biografias e trabalhos originais dos cientistas envolvidos. Neste material, vários contra-exemplos às sete imagens deformadas da ciência são constatados e explorados. No terceiro artigo (capítulo 3 da dissertação), aborda-se um período da radioatividade, que tem como foco os trabalhos de Ernest Rutherford, que se estendem desde a classificação das radiações até o modelo atômico nuclear, culminando na descoberta dos isótopos radioativos, por Frederick Soddy. Neste segmento, são utilizados originais de trabalhos clássicos para a reconstrução de sua história, que depois é analisada, permitindo a discussão das cinco características do trabalho científico compartilhadas pelas filosofias modernas da ciência. A partir do estudo histórico empreendido nos artigos 2 e 3, analisa-se, no quarto artigo (capítulo 4 da dissertação), de que forma a radioatividade é desenvolvida em um livro didático de estrutura da matéria, procurando-se evidenciar o que se ganha e o que se perde com uma abordagem descontextualizada desse assunto. No quinto artigo (capítulo 5 da dissertação), avalia-se a inserção de um módulo de ensino, cujos textos base são artigos 2, 3 e 4, na disciplina de Evolução dos Conceitos de Física, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre letivo de 2010, a partir de um exercício proposto aos alunos, de reconhecimento da transposição didática de um livro do ensino médio. Assim, discute-se o valor da história e da filosofia da ciência na formação desses alunos, que em grande probabilidade se tornarão, eles mesmos, professores.Florianópolis, SCPeduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaCordeiro, Marinês Domingues2012-10-26T03:32:50Z2012-10-26T03:32:50Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis234 p.| il.application/pdf294038http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95575porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:23:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95575Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:23:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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