Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sade de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Laura Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214653
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
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spelling Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sade de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSCLinguísticaLíngua espanholaEducação de jovens e adultosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa trata do ensino de espanhol em um curso PROEJA CERTIFIC do IFSC, cuja proposta pedagógica prioriza o ensino integrado e a formação para o trabalho. Foi desenvolvida dentro da área da Linguística Aplicada, desde uma perspectiva crítica e política de ensino de línguas. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com abordagem interpretativa, cuja geração de dados foi decorrente das observações e da participação de momentos de interação entre estudantes e professores na sala de aula e em reuniões de planejamento. O trabalho tem como objetivo central discutir as práticas de ensino de espanhol a partir da perspectiva de estudantes e professores de linguagem do componente curricular Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do curso PROEJA CERTIFIC em Vestuário, principalmente da perspectiva da professora de Espanhol. Mais especificamente, este estudo objetiva mostrar o papel das práticas de ensino de língua no que se refere à promoção de equidade educativa, enquanto direito de mobilidade socioeconômica e cultural proposta em documentos regulamentadores da Educação Básica. Objetiva ainda discutir como contemplar os princípios da educação linguística em língua adicional e como promover os usos híbridos de recursos linguísticos pode corroborar para desconstruir uma ideologia monolíngue e monocultural em um ambiente multilíngue e transcultural como a sala de aula de um curso PROEJA CERTIFIC. Para o seu desenvolvimento, além da Linguística Aplicada, a pesquisa fundamentou-se em estudos oriundos de diferentes áreas do conhecimento, principalmente das Ciências Sociais e da Educação. Buscando entremear a análise dos dados gerados no trabalho de campo com as perspectivas teóricas adotadas, o trabalho foi construído a partir do diálogo, principalmente, com concepções de educação tecnológica, equidade educativa, capital simbólico, educação linguística, transculturalidade e multilinguismo. Os resultados principais apontam para descompasso entre expectativas dos estudantes e proposições didáticas concretizadas pelos professores, bem como discrepâncias entre o que era planejado e o que era posto em prática. No entanto, a análise mostra que, em meio às pressões internas e externas que se dão em um contexto de ensino de línguas voltado para a formação para o trabalho, alunos e professores construíram práticas sensíveis à diversidade social, cultural e linguística inerente à sala de aula do PROEJA. Tais práticas permitiram que os estudantes fizessem usos criativos de recursos linguísticos, ampliando sua compreensão e participação no mundo em que vivem. Os resultados deste trabalho podem contribuir para as discussões sobre ensino de línguas adicionais em programas de formação de professores, principalmente, dos que atuam no contexto do PROEJA.<br>Abstract : The present research encompasses Spanish teaching in a PROEJA CERTIFIC course from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), which pedagogical proposal prioritizes integrated teaching and professional training. The study was developed under the scope of Applied Linguistics, from a critical and political perspective of language teaching. It is an ethnographical research, within an interpretative approach, in which data generation was due to observations and participating in moments of interactions between students and teachers inside the classroom and also in meetings of planning. The present study aims at discussing Spanish teaching practices from the students? and teachers? perspective who are part of the curricular component Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do curso PROEJA CERTIFIC em Vestuário (Languages, Codes and their Technologies from the PROEJA CERTIFIC course in Clothing), mainly from the perspective of the Spanish teacher. More specifically, the study aims at demonstrating the role of language teaching practices in relation to promoting educational equity, as a cultural and socioeconomic mobility right proposed in documents that regulate Elementary (Basic) Education. Besides, the present study aims at discussing how to contemplate the principles of linguistic education in additional language; also, in how promoting the hybrid uses of linguistic resources can corroborate to deconstruct a monolingual and mono-cultural ideology in a multilingual and transcultural environment such as the classroom in a PROEJA CERTIFIC course. Besides departing from an Applied Linguistics perspective, the research was developed upon studies from different areas of knowledge, especially Social Sciences and Education. By means of permeating the analysis of the data generated in the work field with the theoretical perspectives assumed, the study was composed from dialogues, mainly based on technological education concepts, educational equity, symbolic capital, linguistic education, transculturality and multilingualism. The main results indicate a mismatch between students? expectations and didactic propositions materialized by teachers, as well as discrepancies within what was planned and what was put into practice. Nevertheless, the analysis demonstrate that, within internal and external pressure that occur in a language teaching context oriented to professional training, students and teachers built sensitive practices to social, cultural and linguistic diversity, which are inherent to PROEJA classrooms. Such practices allowed students to make use of creative usage of linguistic resources, amplifying their understanding and participation in the world they live in. Results of the present research may contribute to the debate concerning additional language teaching in teaching education training programs, especially those performed at PROEJA?s context.Lucena, Maria Inêz ProbstUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Laura Rodrigues de2020-10-21T21:08:20Z2020-10-21T21:08:20Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 p.| il., gráfs.application/pdf361807https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214653porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:08:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:08:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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