Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Shayany Aline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251347
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Secretariado Executivo.
id UFSC_a4a2981e93ecccdd559490e2d1f7e2b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251347
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.Profissional de secretariadoImprovisaçãoSecretário EscolarCompetências ContemporâneasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Secretariado Executivo.As rápidas transformações ocorridas nos diversos campos organizacionais têm exigido profissionais que correspondam, com agilidade e competência, às imprevisibilidades das demandas contemporâneas. Fato que também se constata no dinamismo do cotidiano das instituições de ensino. Ao refletir sobre esse contexto, em que a improvisação está intrinsecamente presentes nas ações adotadas pelas organizações, verifica-se que tal competência, a de improvisar, faz parte do rol de competências contemporâneas exigidas nas instituições. Assim, do profissional secretário, responsável pela área da secretaria de uma instituição de ensino, setor considerado como um sustentáculo para o desenvolvimento legal de trabalhos administrativos, pedagógicos e financeiros, espera-se que saiba fazer uso da competência da improvisação, quando necessário. Tendo isso em vista, este estudo tem como objetivo averiguar como a improvisação se materializa na atuação do profissional de secretariado em uma secretaria escolar. Metodologicamente trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, que utiliza o estudo de campo como estratégia. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram além da materialização da improvisação no ambiente de estudo, a aproximação entre as competências secretariais e aquelas do secretário escolar, fato que permite dizer que o secretário executivo pode atuar também em ambientes dessa natureza.The rapid changes that have taken place in the various organizational fields have required professionals who respond, with agility and competence, to the unpredictability of contemporary demands. A fact that is also seen in the dynamism of everyday life in educational institutions. Reflecting on this context, in which improvisation is intrinsically present in the actions adopted by organizations, it appears that such competence, that of improvising, is part of the list of contemporary competences required in institutions. Thus, the professional secretary, responsible for the secretariat area of ​​an educational institution, a sector considered as a support for the legal development of administrative, pedagogical and financial work, is expected to use improvisation as a support tool. With this in mind, this study aims to investigate how improvisation materializes in the performance of the secretarial professional in a school secretariat. Methodologically, this is a research with a qualitative approach, of an applied and descriptive nature, which uses field study as a strategy. The data collection techniques were bibliographical research, documental research and semi-structured interview. The results pointed beyond the materialization of improvisation in the study environment, the approximation between the secretarial skills and those of the school secretary, a fact that allows us to say that the executive secretary can also act in environments of this nature.Florianópolis, SC.Moreira, Katia DeniseUniversidade Federal de Santa Catarina.Padilha, Shayany Aline2023-10-03T14:12:27Z2023-10-03T14:12:27Z2021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251347Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-10-03T14:12:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251347Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-03T14:12:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
title Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
spellingShingle Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
Padilha, Shayany Aline
Profissional de secretariado
Improvisação
Secretário Escolar
Competências Contemporâneas
title_short Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
title_full Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
title_fullStr Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
title_full_unstemmed Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
title_sort Estudo sobre a materialização da improvisação como competência secretarial em uma secretaria escolar.
author Padilha, Shayany Aline
author_facet Padilha, Shayany Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Katia Denise
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Shayany Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional de secretariado
Improvisação
Secretário Escolar
Competências Contemporâneas
topic Profissional de secretariado
Improvisação
Secretário Escolar
Competências Contemporâneas
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Secretariado Executivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
2023-10-03T14:12:27Z
2023-10-03T14:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251347
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383932121088