Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elika da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172585
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_a503fa8de03385e18a44c2704f8841f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172585
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciaisEducaçãoLiteratura infantojuvenilSites da WebTecnologia educacionalLeituraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Esta pesquisa busca contribuir para os estudos acerca da importância da literatura infantil em diálogo com as mídias digitais no espaço escolar. Tem como objetivo analisar a configuração dos sites educativos que trazem a temática da literatura infantil, verificando como o literário se evidencia. Desse modo, procura-se entender quais aspectos podem ser considerados relevantes na seleção de sites educativos que trazem a literatura infantil. O referencial teórico levou em conta os estudos de Carvalho (2006), que orienta a análise dos sites por meio da utilização das categorias, assim como estudiosos que tratam da especificidade da literatura infantil no espaço escolar e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), sobre a ótica da importância dessa união estar presente nesse espaço, sendo: Zilberman (2003), Candido (1995), Azevedo (1999), Hunt (2010), Cunha (2009), Amarilha (2012), Santaella (2004), Rettenmaier (2009), entre outros. Para a seleção dos sites, inicialmente foi enviado um questionário para os vinte e sete (27) professores auxiliares de Tecnologia Educacional que atuam nas Salas Informatizadas das escolas da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (SC). A partir deste questionário foram divididos os sites nas categorias autores, obras e educativos, para melhor agrupá-los para análise. Dentre eles, escolheu-se um de cada categoria para analisar a partir dos critérios propostos por Carvalho (2006), que levanta as seguintes dimensões de qualidade de um site educativo: identidade, usabilidade, rapidez de acesso, níveis de interatividade, informação, atividades, edição colaborativa online, espaço de partilha e comunicação. Para a análise das especificidades dos textos literários online, criou-se a categoria linguagem verbal a partir do referencial teórico utilizado na pesquisa, buscando um diálogo entre a qualidade das websites e a estética dos textos literários online. Constatou-se que a literatura infantil online pode ser uma aliada dos educadores para incentivar a leitura dos estudantes, porém, nos sites brasileiros e gratuitos analisados nesta pesquisa, percebemos, em alguns casos, que o texto de literatura infantil online se apresenta sem a as características de interatividade com o/a leitor/a e inovação que esse meio possibilita.<br>Abstract : This research seeks to contribute to studies on the importance of children?s literature in a dialogue with digital media on school grounds. It is aimed at analyzing the configuration of educational websites that present children?s literature, focusing on how literature is depicted. In this sense, this study attempted to understand which aspects could be considered relevant in the selection of educational websites containing Children?s literature. The theoretical framework comprised studies carried out by Carvalho (2006), who recommends the analysis of websites by means of categories, as well as by scholars who address specific aspects inherent to children?s literature on school grounds and Information and Communication Digital Technologies (ICDTs), on the perspective of the importance of this union to be present in this space, as follows: Zilberman (2003), Candido (1995), Azevedo (1999), Hunt (2010), Cunha (2009), Amarilha (2012), Santaella (2004), Rettenmaier (2009), among others. For the selection of websites, it was inially sent a questionnaire administered to twenty-seven (27) assistant teachers of Educational Technology who work in Computerized Classrooms in public schools in the city of Florianópolis (SC). From this questionnaire, the sites were divided into categories authors, works and educational websites, for better group them for analysis. Among them, we chose one from each category to analyze, from the criteria proposed by Carvalho (2006), who proposes the following dimensions in terms of educational website quality: identity, usability, fast access, levels of interactivity, information, activities, online collaborative edition, and communication and sharing space. For the analysis of the specificities related to online literary texts, a category named verbal language was created grounded on the theoretical framework used in the present study to establish a dialogue between website quality and aesthetics of online literary texts. The analyses revealed that online children?s literature might serve as an ally for educators to encourage students to read, although in free Brazilian websites analyzed in the present research also revealed that, in some cases, they do not use in a satisfying manner, the specific features of ICDTs to present an innovative and interactive way the online children's literature text.Debus, Eliane Santana DiasPassos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Elika da2017-01-24T03:21:38Z2017-01-24T03:21:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il.application/pdf343620https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172585porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T03:21:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-24T03:21:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
title Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
spellingShingle Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
Silva, Elika da
Educação
Literatura infantojuvenil
Sites da Web
Tecnologia educacional
Leitura
title_short Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
title_full Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
title_fullStr Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
title_full_unstemmed Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
title_sort Literatura infantil em sites educativos: um olhar sobre a formação do/a leitora dos anos iniciais
author Silva, Elika da
author_facet Silva, Elika da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Debus, Eliane Santana Dias
Passos, Joana Celia dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elika da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Literatura infantojuvenil
Sites da Web
Tecnologia educacional
Leitura
topic Educação
Literatura infantojuvenil
Sites da Web
Tecnologia educacional
Leitura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-24T03:21:38Z
2017-01-24T03:21:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 343620
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172585
identifier_str_mv 343620
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139058167808