A literatura e a formação do leitor: algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco das Chagas Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.960 Estabelecer o contato do indivíduo com a língua escrita é, sem dúvida, condição sinequa non para que se possa constituir o leitor. A formação do leitor crítico foi o cerne da dissertação de mestrado em Letras (PROFLETRAS) realizada no CFP/UFCG. O trabalho que teve como título: “Monteiro Lobato e o leitor infantojuvenil: consensos, polêmicas e sugestões”, apresenta teorias e propostas no tocante à construção de um leitor proficiente. Nesse sentido, o presente artigo é parte de um conjunto de ideias que defendem a tese de que a literatura é imprescindível, desde a mais tenra idade, nesse processo no qual o ser humano lida com a palavra escrita. Ultrapassando o aspecto lúdico, o texto literário pode oferecer uma riqueza linguística e cultural imensurável. Desse modo, este trabalho traz uma breve reflexão acerca das nuances presentes no texto literário e a sua função, mais pragmática, quando se cogita construir um leitor com amplo discernimento e maior maturidade. O ônus dessa empreitada não deve se restringir ao contexto escolar, mas a conjuntura socioeconômica, na qual se está inserido, faz com que a sala de aula seja determinante no êxito da formação de indivíduos que possam ter a autonomia intelectual outorgada pela leitura.
id UFCG-2_ffb5a53d9b62b5fc3940dfc15d189466
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1543
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A literatura e a formação do leitor: algumas consideraçõesLeitorLeituraLiteratura InfantojuvenilDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.960 Estabelecer o contato do indivíduo com a língua escrita é, sem dúvida, condição sinequa non para que se possa constituir o leitor. A formação do leitor crítico foi o cerne da dissertação de mestrado em Letras (PROFLETRAS) realizada no CFP/UFCG. O trabalho que teve como título: “Monteiro Lobato e o leitor infantojuvenil: consensos, polêmicas e sugestões”, apresenta teorias e propostas no tocante à construção de um leitor proficiente. Nesse sentido, o presente artigo é parte de um conjunto de ideias que defendem a tese de que a literatura é imprescindível, desde a mais tenra idade, nesse processo no qual o ser humano lida com a palavra escrita. Ultrapassando o aspecto lúdico, o texto literário pode oferecer uma riqueza linguística e cultural imensurável. Desse modo, este trabalho traz uma breve reflexão acerca das nuances presentes no texto literário e a sua função, mais pragmática, quando se cogita construir um leitor com amplo discernimento e maior maturidade. O ônus dessa empreitada não deve se restringir ao contexto escolar, mas a conjuntura socioeconômica, na qual se está inserido, faz com que a sala de aula seja determinante no êxito da formação de indivíduos que possam ter a autonomia intelectual outorgada pela leitura.Editora Universitaria da UFCG2023-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271Revista Letras Raras; Vol. 7 No 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271Revista Letras Raras; v. 7 n. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-2712317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543/1478© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francisco das Chagas Souza2024-01-04T23:53:45Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1543Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:53:45Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
title A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
spellingShingle A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
Costa, Francisco das Chagas Souza
Leitor
Leitura
Literatura Infantojuvenil
title_short A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
title_full A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
title_fullStr A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
title_full_unstemmed A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
title_sort A literatura e a formação do leitor: algumas considerações
author Costa, Francisco das Chagas Souza
author_facet Costa, Francisco das Chagas Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisco das Chagas Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Leitor
Leitura
Literatura Infantojuvenil
topic Leitor
Leitura
Literatura Infantojuvenil
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.960 Estabelecer o contato do indivíduo com a língua escrita é, sem dúvida, condição sinequa non para que se possa constituir o leitor. A formação do leitor crítico foi o cerne da dissertação de mestrado em Letras (PROFLETRAS) realizada no CFP/UFCG. O trabalho que teve como título: “Monteiro Lobato e o leitor infantojuvenil: consensos, polêmicas e sugestões”, apresenta teorias e propostas no tocante à construção de um leitor proficiente. Nesse sentido, o presente artigo é parte de um conjunto de ideias que defendem a tese de que a literatura é imprescindível, desde a mais tenra idade, nesse processo no qual o ser humano lida com a palavra escrita. Ultrapassando o aspecto lúdico, o texto literário pode oferecer uma riqueza linguística e cultural imensurável. Desse modo, este trabalho traz uma breve reflexão acerca das nuances presentes no texto literário e a sua função, mais pragmática, quando se cogita construir um leitor com amplo discernimento e maior maturidade. O ônus dessa empreitada não deve se restringir ao contexto escolar, mas a conjuntura socioeconômica, na qual se está inserido, faz com que a sala de aula seja determinante no êxito da formação de indivíduos que possam ter a autonomia intelectual outorgada pela leitura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543/1478
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271
Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271
Revista Letras Raras; Vol. 7 No 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271
Revista Letras Raras; v. 7 n. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 254-271
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783919845376