Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_a50825e9b4751a18f36bce8ab7171fa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85472 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade socialEducaçãoProfessores -FormaçãoMatematica -Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho de pesquisa trata de investigar como se dá a interlocução entre as questões da realidade social e o conhecimento matemático na formação inicial de professores de dois cursos de pedagogia da cidade de Florianópolis. Inicialmente, discutimos sobre a complexidade da sociedade capitalista, sob a ótica do pensamento marxista que expõe o antagonismo entre capital x trabalho e alguns aspectos que envolvem a escola pública e as políticas neoliberais de ajuste do Estado. Apresentamos uma síntese das propostas curriculares de Santa Catarina, Florianópolis e os PCN (1ª a 4ª série) explicitando os fundamentos, os conteúdos e as articulações com a realidade social, ali presentes. Em seguida, realizamos uma análise de conteúdo dos dados coletados na pesquisa empírica. Buscamos compreender através das observações em sala e das entrevistas o que os professores e as alunas dos dois cursos de pedagogia séries iniciais pensam sobre: o conhecimento matemático, a realidade social, a realidade do aluno, a articulação entre estas questões da realidade e o conhecimento matemático, a contribuição do conhecimento matemático para a transformação ou conservação, o conteúdo e a metodologia desenvolvidos pelas disciplinas pesquisadas e a função do professor. Finalmente procuramos entender o que os sujeitos pesquisados consideraram mais importante na formação do professor de séries iniciais.Florianópolis, SCMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaBragagnolo, Isabel Terezinha2012-10-20T19:07:11Z2012-10-20T19:07:11Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192121http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T09:06:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85472Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T09:06:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
title |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
spellingShingle |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social Bragagnolo, Isabel Terezinha Educação Professores - Formação Matematica - Estudo e ensino |
title_short |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
title_full |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
title_fullStr |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
title_sort |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
author |
Bragagnolo, Isabel Terezinha |
author_facet |
Bragagnolo, Isabel Terezinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretti, Mericles Thadeu Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragagnolo, Isabel Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Matematica - Estudo e ensino |
topic |
Educação Professores - Formação Matematica - Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T19:07:11Z 2012-10-20T19:07:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
192121 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472 |
identifier_str_mv |
192121 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652009010626560 |