Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragagnolo, Isabel Terezinha
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_a50825e9b4751a18f36bce8ab7171fa9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85472
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade socialEducaçãoProfessores -FormaçãoMatematica -Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho de pesquisa trata de investigar como se dá a interlocução entre as questões da realidade social e o conhecimento matemático na formação inicial de professores de dois cursos de pedagogia da cidade de Florianópolis. Inicialmente, discutimos sobre a complexidade da sociedade capitalista, sob a ótica do pensamento marxista que expõe o antagonismo entre capital x trabalho e alguns aspectos que envolvem a escola pública e as políticas neoliberais de ajuste do Estado. Apresentamos uma síntese das propostas curriculares de Santa Catarina, Florianópolis e os PCN (1ª a 4ª série) explicitando os fundamentos, os conteúdos e as articulações com a realidade social, ali presentes. Em seguida, realizamos uma análise de conteúdo dos dados coletados na pesquisa empírica. Buscamos compreender através das observações em sala e das entrevistas o que os professores e as alunas dos dois cursos de pedagogia séries iniciais pensam sobre: o conhecimento matemático, a realidade social, a realidade do aluno, a articulação entre estas questões da realidade e o conhecimento matemático, a contribuição do conhecimento matemático para a transformação ou conservação, o conteúdo e a metodologia desenvolvidos pelas disciplinas pesquisadas e a função do professor. Finalmente procuramos entender o que os sujeitos pesquisados consideraram mais importante na formação do professor de séries iniciais.Florianópolis, SCMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaBragagnolo, Isabel Terezinha2012-10-20T19:07:11Z2012-10-20T19:07:11Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192121http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T09:06:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85472Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T09:06:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
title Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
spellingShingle Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
Bragagnolo, Isabel Terezinha
Educação
Professores -
Formação
Matematica -
Estudo e ensino
title_short Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
title_full Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
title_fullStr Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
title_full_unstemmed Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
title_sort Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social
author Bragagnolo, Isabel Terezinha
author_facet Bragagnolo, Isabel Terezinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragagnolo, Isabel Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Matematica -
Estudo e ensino
topic Educação
Professores -
Formação
Matematica -
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T19:07:11Z
2012-10-20T19:07:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 192121
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472
identifier_str_mv 192121
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652009010626560