Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabiá, Ana Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134955
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
id UFSC_a50f56827b09b2dac50ac6e25e46e1bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134955
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidadePsicologiaFotografiaMaternidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.Nesta pesquisa foram investigados alguns dos muitos sentidos da maternidade na contemporaneidade, utilizando como principal método para elaboração e problematização do material estético-analítico, a construção de retratos fotográficos de nove mulheres-mães, que vivenciavam os primeiros doze meses subsequentes ao parto. Os retratos das mães, junto a seus filhos, foram realizados nas casas das participantes e contém um elemento comum a todas: um varal de roupas. Neste, foram colocados objetos, especialmente selecionados pelas mulheres retratadas, que servem como signos de comunicação visual/plástica a respeito de suas experiências maternas. Tais objetos são, aqui assumidos, como transmissores de sentidos, arquitetam discursos visuais e comunicam sua biografia, tanto utilitária quanto afetiva, amalgamadas às das retratadas.Partindo da Madonna, que simboliza o perfeito amor materno na arte cristã ocidental, buscou-se apresentar um panorama referencial que contextualiza a temática da maternidade pela perspectiva das teorias feministas, explicitando a faceta crítica ante os discursos ideológicos, ainda vigentes, que determinam controle e condicionam modos de existência das mulheres na nossa sociedade. Nesse sentido, a Madonna - como símbolo artístico de mãe perfeita e amor incondicional - é justificada como uma impossibilidade concreta na vivência cotidiana. A Virgem, marcada de paradoxos, é então apresentada como referência e fonte de questionamentos na arte contemporânea e nos variados modos de existência, através de tantas artistas que fazem da fotografia a linguagem principal de questionamento na busca de desconstrução e ressignificação deste símbolo.<br>Abstract : In this study we investigated some of the many meanings of motherhood in contemporary times, using as its primary method for preparation and questioning the aesthetic and analytical material, the construction of photographic portraits of nine women-mothers, who experience the first twelve months following the birth. The portraits of mothers with their children were held in the homes of participants and contains an element common to all: a clothesline. In this, objects specially selected by the portrayed women, serving as visual/plastic communication signs about their maternal experiences. Such objects are taken here as transmitters of senses, building visual discourses and communicating their biography, both utilitarian and affective, amalgamated to the portrayed. From the Madonna, which symbolizes the perfect mother love in Western Christian art, it is sought to provide a reference picture that contextualizes the theme of motherhood on the perspective of feminist theories, explaining the critical facet before ideological discourses still in force determining, controlling and conditioning ways of existence of women in our society. In this sense, Madonna - as an artistic symbol of the perfect mother and unconditional love - is presented as a practical impossibility in daily life. The Virgin, marked by paradoxes, is then presented as a reference and source of questions in contemporary art and several forms of existence, through so many artists who use photography as the main language of proposing questions in search of deconstruction and re-signification of this symbol.Zanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSabiá, Ana Paula2015-09-15T04:09:02Z2015-09-15T04:09:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p.| il.application/pdf334088https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134955porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134955Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
title Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
spellingShingle Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
Sabiá, Ana Paula
Psicologia
Fotografia
Maternidade
title_short Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
title_full Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
title_fullStr Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
title_full_unstemmed Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
title_sort Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade
author Sabiá, Ana Paula
author_facet Sabiá, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanella, Andrea Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabiá, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Fotografia
Maternidade
topic Psicologia
Fotografia
Maternidade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15T04:09:02Z
2015-09-15T04:09:02Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334088
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134955
identifier_str_mv 334088
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942076874752