Tempo e modalidade na aquisição de espanhol língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina Parrini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178695
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (Língua Espanhola), Rio de Janeiro, 2016.
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spelling Tempo e modalidade na aquisição de espanhol língua maternaLíngua espanholaVerbosTese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (Língua Espanhola), Rio de Janeiro, 2016.O presente estudo consiste na análise e descrição da emergência das formas verbais de Futuro Simples - FS (compraré) e Perifrástico - FP (voy a comprar) e dos traços codificados através das referidas formas na gramática infantil. Para tanto, analisamos a produção espontânea de duas crianças espanholas em sete períodos do desenvolvimento linguístico, compreendido entre 1;10 e 3;0 anos de idade. Os pressupostos teóricos que norteiam o estudo são de base gerativista, mais especificamente, o Programa Minimalista e a Hipótese Continuísta sobre a aquisição das categorias funcionais. Os objetivos da pesquisa são identificar e descrever: 1) como as noções temporais se manifestam ao longo do processo de aquisição de língua materna; 2) como os traços de tempo futuro são realizados ao longo do desenvolvimento linguístico; 3) que traços são veiculados pelas formas verbais de FS e FP ao longo do desenvolvimento linguístico; 4) a comparação dos resultados da análise da produção infantil com dados da análise da produção adulta. Os resultados do estudo mostram que as noções temporais se manifestam, desde a primeira idade analisada (1;10), através de formas verbais flexionadas e advérbios temporais, os quais, inicialmente, marcam apenas uma projeção temporal próxima ao tempo da fala; com o avanço do desenvolvimento linguístico, as noções temporais vão se ampliando e a criança passa a produzir tempos verbais e advérbios temporais que fazem referência a eventos além do tempo da fala. As formas verbais de futuro são produzidas desde a primeira idade analisada e apresentam baixa frequência de uso na fala das crianças, sendo a de FP mais produtiva que a de FS; ambas as formas codificam traços de tempo e modalidade, com a seguinte tendência: FS- modalidade epistêmica e FP- tempo futuro e modalidade deôntica; a comparação dos resultados da análise da produção infantil com dados da produção adulta mostrou similaridades em relação ao emprego de FS e FP, revelando que as crianças, aos 2;0 anos de idade, percebem e realizam os valores dos traços veiculados nessas formas verbais.Sebold, Maria Mercedes Riveiro QuintansUniversidade Federal de Santa MariaFerreira, Carolina Parrini2017-08-28T16:17:44Z2017-08-28T16:17:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis201 p.| il.application/pdf349756https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178695porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T16:17:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-28T16:17:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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