A BR-101 e a migração para o litoral em Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122429 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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A BR-101 e a migração para o litoral em Santa CatarinaRodovia BR-101MigraçãoZonas ou Microrregiões do LitoralTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Na segunda metade do século XX, as transformações ocorridas na economia brasileira causaram impacto positivo no arranjo espacial do estado de Santa Catarina. Os desejos de alcançar a integração nacional e de promover o desenvolvimento harmonioso e contínuo, em nosso país, levaram à canalização de volumosos recursos para a expansão do sistema rodoviário. Em Santa Catarina, os reflexos foram mais perceptíveis com a construção da rodovia BR-101, que se tornou a principal via de transporte da região Sul, permitindo a expansão de inúmeras atividades econômicas, ao longo da costa catarinense, registrando-se um grande crescimento populacional nessa região. A busca por melhores empregos e diferenciais de salários nas áreas de influência da BR-101, tornou-se um grande incentivo às migrações internas em Santa Catarina, atraindo muitas pessoas para o litoral. Diante deste contexto, elaborou-se esta pesquisa com o objetivo de analisar a dinâmica do processo migratório no estado de Santa Catarina, ao longo da rodovia BR-101, no período compreendido entre 1960 e 1991. O Estado foi divido em duas grandes regiões e com base nos censos demográficos do IBGE examinou-se a migração em Santa Catarina, evidenciandose o direcionamento dos fluxos. Os resultados apontam, que no Estado, foram predominantes os deslocamentos internos com destino, principalmente, para as Zonas ou Microrregiões do Litoral, onde as oportunidades de emprego e diferenciais de renda eram maiores. Em pouco mais de trinta anos, o incremento de migrantes catarinenses nas Zonas ou Microrregiões do Litoral foi de mais de 810 mil pessoas, cerca de 60% do incremento estadual, contra, aproximadamente, 543 mil nas Zonas ou Microrregiões do Interior. Esses dados, entre outros, corroboram a hipótese, apresentada por vários autores que estudam o impacto da BR-101 sobre o crescimento econômico de Santa Catarina, de que a rodovia atraiu grande contingente populacional para as regiões afetadas, direta e indiretamente, com a sua construção.FlorianópolisSanson, João RogérioUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Izidro Tomaz2014-08-01T15:10:00Z2014-08-01T15:10:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122429porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-01T15:10:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122429Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-01T15:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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