O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Juan Carlos Coto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Bruno César De Melo, Safanelli, Arcangelo, Cortez, Rodrigo Claudino, Klaes, Luiz Salgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26035
Resumo: A Educação a Distância (EaD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação disponíveis. Entretanto, mesmo com todo o avanço obtido até então, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) existentes são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Diante disto, faz-se necessário, para maximizar os ganhos no processo de ensino e aprendizagem, adequar estas mídias a um funcionamento mais interativo, que possibilite maiores trocas de conhecimento entre os estudantes e os atores do processo educativo. Isto torna-se possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas (SHAs). Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir de que forma os SHAs e as novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0 podem contribuir para a troca de conhecimentos entre os alunos e os atores do processo educativo. Dessa maneira, foi possível evidenciar que os SHAs têm a capacidade de projetar um espaço de aprendizagem personalizado, de maneira que se promova a adaptação dos conteúdos e recursos de hipermídia de acordo com a necessidade de cada aluno, além de oferecer um ambiente mais interativo de troca e compartilhamento de informações.
id UFSC_a5eac21537df3fa47f645c6889c2de46
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26035
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAA Educação a Distância (EaD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação disponíveis. Entretanto, mesmo com todo o avanço obtido até então, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) existentes são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Diante disto, faz-se necessário, para maximizar os ganhos no processo de ensino e aprendizagem, adequar estas mídias a um funcionamento mais interativo, que possibilite maiores trocas de conhecimento entre os estudantes e os atores do processo educativo. Isto torna-se possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas (SHAs). Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir de que forma os SHAs e as novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0 podem contribuir para a troca de conhecimentos entre os alunos e os atores do processo educativo. Dessa maneira, foi possível evidenciar que os SHAs têm a capacidade de projetar um espaço de aprendizagem personalizado, de maneira que se promova a adaptação dos conteúdos e recursos de hipermídia de acordo com a necessidade de cada aluno, além de oferecer um ambiente mais interativo de troca e compartilhamento de informações.INPEAU2012-09-19T19:59:21Z2012-09-19T19:59:21Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26035Flores, Juan Carlos CotoMoreira, Bruno César De MeloSafanelli, ArcangeloCortez, Rodrigo ClaudinoKlaes, Luiz Salgadoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:37:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26035Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:37:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Flores, Juan Carlos Coto
title_short O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Flores, Juan Carlos Coto
author_facet Flores, Juan Carlos Coto
Moreira, Bruno César De Melo
Safanelli, Arcangelo
Cortez, Rodrigo Claudino
Klaes, Luiz Salgado
author_role author
author2 Moreira, Bruno César De Melo
Safanelli, Arcangelo
Cortez, Rodrigo Claudino
Klaes, Luiz Salgado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Juan Carlos Coto
Moreira, Bruno César De Melo
Safanelli, Arcangelo
Cortez, Rodrigo Claudino
Klaes, Luiz Salgado
description A Educação a Distância (EaD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação disponíveis. Entretanto, mesmo com todo o avanço obtido até então, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) existentes são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Diante disto, faz-se necessário, para maximizar os ganhos no processo de ensino e aprendizagem, adequar estas mídias a um funcionamento mais interativo, que possibilite maiores trocas de conhecimento entre os estudantes e os atores do processo educativo. Isto torna-se possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas (SHAs). Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir de que forma os SHAs e as novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0 podem contribuir para a troca de conhecimentos entre os alunos e os atores do processo educativo. Dessa maneira, foi possível evidenciar que os SHAs têm a capacidade de projetar um espaço de aprendizagem personalizado, de maneira que se promova a adaptação dos conteúdos e recursos de hipermídia de acordo com a necessidade de cada aluno, além de oferecer um ambiente mais interativo de troca e compartilhamento de informações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T19:59:21Z
2012-09-19T19:59:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26035
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396706922496