AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132051 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente, no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação. Entretanto, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) conhecidos são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Muitas pessoas estão utilizando as redes sociais na internet para interagir por diversos motivos. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra em sua plenitude os AVAs precisam ganhar dinamicidade, tornando-se mais intuitivos, possibilitando uma maior inserção social do aluno, respeitando suas características e preferências. Isto é possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas. Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir o papel dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas e das novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0, bem como evidenciar como estas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram apresentadas as principais ferramentas existentes, hoje, no Curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. O intuito é mostrar que, mesmo em um curso que disponibiliza uma série de ferramentas síncronas e assíncronas de aprendizagem aos alunos, há possibilidade de melhorias, levando em consideração as características e preferências dos alunos, além dos mais avançados recursos que garantam uma efetiva interação entre os agentes. |
id |
UFSC_00dc9ac85dcca98854dade8d6903c6d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132051 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAHipermídias; Educação a Distância; Conhecimento.A Educação a Distância (EAD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente, no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação. Entretanto, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) conhecidos são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Muitas pessoas estão utilizando as redes sociais na internet para interagir por diversos motivos. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra em sua plenitude os AVAs precisam ganhar dinamicidade, tornando-se mais intuitivos, possibilitando uma maior inserção social do aluno, respeitando suas características e preferências. Isto é possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas. Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir o papel dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas e das novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0, bem como evidenciar como estas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram apresentadas as principais ferramentas existentes, hoje, no Curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. O intuito é mostrar que, mesmo em um curso que disponibiliza uma série de ferramentas síncronas e assíncronas de aprendizagem aos alunos, há possibilidade de melhorias, levando em consideração as características e preferências dos alunos, além dos mais avançados recursos que garantam uma efetiva interação entre os agentes.INPEAU2015-04-13T15:03:56Z2015-04-13T15:03:56Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132051Safanelli, Arcângelo dos SantosMaestri, NicoleOstroski, Sinesio Stefano DubielaSilva, Fabiane Cardoso daKlaes, Luiz Salgadoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T15:03:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132051Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T15:03:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Safanelli, Arcângelo dos Santos Hipermídias; Educação a Distância; Conhecimento. |
title_short |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
AS REDES SOCIAIS E O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Safanelli, Arcângelo dos Santos |
author_facet |
Safanelli, Arcângelo dos Santos Maestri, Nicole Ostroski, Sinesio Stefano Dubiela Silva, Fabiane Cardoso da Klaes, Luiz Salgado |
author_role |
author |
author2 |
Maestri, Nicole Ostroski, Sinesio Stefano Dubiela Silva, Fabiane Cardoso da Klaes, Luiz Salgado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Safanelli, Arcângelo dos Santos Maestri, Nicole Ostroski, Sinesio Stefano Dubiela Silva, Fabiane Cardoso da Klaes, Luiz Salgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermídias; Educação a Distância; Conhecimento. |
topic |
Hipermídias; Educação a Distância; Conhecimento. |
description |
A Educação a Distância (EAD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente, no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação. Entretanto, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) conhecidos são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Muitas pessoas estão utilizando as redes sociais na internet para interagir por diversos motivos. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra em sua plenitude os AVAs precisam ganhar dinamicidade, tornando-se mais intuitivos, possibilitando uma maior inserção social do aluno, respeitando suas características e preferências. Isto é possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas. Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir o papel dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas e das novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0, bem como evidenciar como estas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram apresentadas as principais ferramentas existentes, hoje, no Curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. O intuito é mostrar que, mesmo em um curso que disponibiliza uma série de ferramentas síncronas e assíncronas de aprendizagem aos alunos, há possibilidade de melhorias, levando em consideração as características e preferências dos alunos, além dos mais avançados recursos que garantam uma efetiva interação entre os agentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-13T15:03:56Z 2015-04-13T15:03:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132051 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652060752609280 |