Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Márcio Batista de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96322
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_a5f7c42e7e5894f1e5cf96f6b8e3c2e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96322
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internetEngenharia e gestão do conhecimentoMídia digitalLivros eletronicosMarca de produtosComunicaçãoQualidade dos produtosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoA mídia eletrônico-digital interligada à Internet é um campo ampliado de produção, distribuição e recuperação de dados e informações organizadas em diferentes formatos. Um desses formatos é o ebook, um termo diretamente relacionado aos livros tradicionais. A tradição livresca remete ao conhecimento cultivado e armazenado durante séculos, sendo que muitos livros são considerados exemplos de qualidade literária ou acadêmica. No ambiente digital, os sistemas de busca e qualificação de informações ou de produtos informativos, como ebooks, são orientados por aspectos formais ou quantitativos "interpretados" como sinais de qualidade. Diante da quantidade e da diversidade de possibilidades oferecidas ao usuário da mídia digital, primeiramente, os aspectos formais também orientam suas escolhas. Sobre isso, este trabalho apresenta um exercício descritivo-interpretativo em busca de aspectos e fatores formais, que são percebidos como indicativos da qualidade acadêmica na apresentação de ebooks na internet. No contexto da área de Mídia e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), o objetivo deste estudo é formular conhecimento para incrementar, de modo sistemático, a comunicação da marca de qualidade acadêmica em ebooks publicados na Internet. Considera-se também a perspectiva da área de Branding ou Gestão da Marca, visando o conhecimento e a comunicação da marca, como expressão de qualidade acadêmica.The electronic-digital media connected to the Internet is an expanded field of production, distribution and retrieval of data and information organized in different formats. Some formats are called ebook, a term directly related to traditional books. The tradition to bookish goes back knowledge cultivated and stored for centuries, and many books are considered examples of academic or literary quality. In the digital environment, the search engines and qualification information or information products, like ebooks, are guided by formal or quantitative aspects "interpreted" as signs of quality. Given the quantity and diversity of opportunities offered to the user of digital media, primarily the formal aspects also guide their choices. On this, this paper presents a descriptive and interpretive exercise in search of formal aspects and factors that are perceived as indicative of academic quality in the presentation of ebooks on the Internet. Within the area of Media and Knowledge of the Post Graduation Program in Engineering and Knowledge Management (EGC / UFSC), this study aims to increase knowledge is to promote a systematic, brand communication of academic quality in ebooks published the Internet. It is also considered the prospect of the area of Branding or Brand Management, seeking knowledge and brand communication as an expression of academic quality.Florianópolis, SCSousa, Richard Perassi Luiz deRados, Gregorio Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Márcio Batista de2012-10-26T10:54:34Z2012-10-26T10:54:34Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 p.| il., tabs., quadrosapplication/pdf301980http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:50:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:50:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
title Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
spellingShingle Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
Miranda, Márcio Batista de
Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Livros eletronicos
Marca de produtos
Comunicação
Qualidade dos produtos
title_short Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
title_full Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
title_fullStr Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
title_full_unstemmed Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
title_sort Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
author Miranda, Márcio Batista de
author_facet Miranda, Márcio Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
Rados, Gregorio Jean Varvakis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Márcio Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Livros eletronicos
Marca de produtos
Comunicação
Qualidade dos produtos
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Livros eletronicos
Marca de produtos
Comunicação
Qualidade dos produtos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T10:54:34Z
2012-10-26T10:54:34Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 301980
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96322
identifier_str_mv 301980
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 p.| il., tabs., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652171805196288