Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Borges da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181601
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
id UFSC_a60781e6f72722fbf24a3aeb6cfc9de3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181601
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da AlfândegaDesignGestão do designNegóciosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.Para se manter competitivo em uma economia de serviço, é essencial estar constantemente inovando. Mesmo em um momento de recessão econômica, sempre existe mais de uma forma de olhar e interpretar os problemas, que podem ser uma oportunidade de transformar a realidade nos negócios. Assim, se faz necessário criar novas oportunidades e as lentes do design podem auxiliar nesse caminho. A abordagem pelo design de serviço ainda é inovadora no mundo dos negócios. Diante deste contexto, surge o interesse em se apropriar do potencial dessa atividade, considerando demais aspectos envolvidos no design de serviço para a promoção de serviço e produto. O objetivo principal desta dissertação é fornecer indícios para analisar a contribuição da abordagem do design de serviço na busca de um novo modelo de negócios, dentro da realidade de uma organização. O objeto de aplicação é a Casa da Alfândega de Santa Catarina. O contexto desta organização foi escolhido tendo em vista que promove ?a cultural? e a manutenção das tradições, lendas e histórias de Santa Catarina, e ainda, gera renda para trabalhadores artesanais. Para atingir seu objetivo, o estudo passou por uma etapa de conceituação do referencial teórico envolvendo design de serviço e modelo de negócios e na segunda etapa foi concentrado o estudo de caso. O uso da metodologia GODP ? Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projeto serviu para organizar e oferecer uma sequência de ações que permitiram com que o design fosse concebido de forma consciente, respondendo de forma assertiva e consistente aos objetivos fixados para a prática projetual. Já o uso da ferramenta Business Model Canvas facilitou a construção de uma nova tela de modelo de negócios. Os resultados obtidos permitiram concluir que o design de serviço agrega valor ao serviço em parceria com o modelo de negócios. Assim, espera-se gerar um maior comprometimento do usuário em relação à utilização futura desse novo serviço.Triska, RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Diego Borges da2017-12-05T03:14:01Z2017-12-05T03:14:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf349330https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181601porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T03:14:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T03:14:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
title Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
spellingShingle Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
Silva, Diego Borges da
Design
Gestão do design
Negócios
title_short Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
title_full Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
title_fullStr Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
title_full_unstemmed Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
title_sort Design de serviço e estratégias de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega
author Silva, Diego Borges da
author_facet Silva, Diego Borges da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Triska, Ricardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão do design
Negócios
topic Design
Gestão do design
Negócios
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T03:14:01Z
2017-12-05T03:14:01Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349330
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181601
identifier_str_mv 349330
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652194299248640