O ateliê narrativo de Lygia Bojunga : tecer e desfazer a escrita como exercício poético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215997 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020. |
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O ateliê narrativo de Lygia Bojunga : tecer e desfazer a escrita como exercício poéticoLiteratura brasileiraMemóriaCriação (Literária, artística, etc.)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.Este estudo investiga o processo de escrita na obra da escritora brasileira Lygia Bojunga, buscando refletir sobre a influência do trabalho artesanal na sua produção. Há recorrência de imagens memoriais, histórias fragmentadas e uma escrita metaliterária e autorreferencial. Inserida num contexto pós anos 1970, a ficção de Lygia encerra gesto político. Assim, a escritora desenvolve um trabalho de reminiscência que performa na esfera do esquecimento, considerações desenvolvidas a partir do pensamento de Walter Benjamin (2012a). Desse trabalho, não resta a memória, mas o \"tecido de sua rememoração\", constituído por intermitências e vazios. As imagens são entendidas como semelhanças anacrônicas possíveis para acessar a memória, não como ganho, mas como perda, de acordo com a reflexão de Georges Didi-Huberman (2010); o texto, por sua vez, é um rastro que desfigura a memória, as imagens e o sujeito, mas que possibilita a transmissibilidade, conforme o entende Jeanne Marie Gagnebin (2006). As reflexões, influenciadas por perspectiva benjaminiana, apontam para uma obra aberta (GAGNEBIN, 2012), ou seja, em continuação, que figura por meio do gesto. A literatura estudada atribui valor ao processo e ao movimento, criando metáforas que aproximam o fazer artístico e o olhar político.Abstract: This study investigates the process of writing in Brazilian writer Lygia Bojunga's work, seeking to reflect on the influence of handmade work on her production. There are recurrences of memorial images, fragmented stories and meta-literary and self-referential writing. Inserted in a post-1970s context, Lygia's fiction includes a political and aesthetic gesture. Thus, Bojunga develops a work of reminiscence, which performs the scope of oblivion, considerations developed from the thought of Walter Benjamin (2012a). Of that work, it does not restore memory, but the fabric of its remembrance, constituted by intermittences and voids. The images are understood as possible anachronistic similarities to access memory, not as gain, but as loss, according to Georges Didi-Huberman (2010) understanding; text, in turn, is a trace, a track which disfigure memory, such as images and subject, but which allows transmissibility, as indicated by Jeanne Marie Gagnebin (2006). Influenced by Benjamin's perspective, the results point to an open work (GAGNEBIN, 2012), that is, in continuation, which figures through gesture. The studied literature attributes value to the process and to the movement, creating metaphors that bring together artistic making and political view.Barbosa, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, João Marcos da2020-10-21T21:24:29Z2020-10-21T21:24:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 p.| il.application/pdf369439https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215997porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215997Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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