Nas fraturas do vivido, des-figurar o passado: memória e imagem em Carlos Drummond de Andrade, a partir de Boitempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zrzebiela, Fernanda Ferrari
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216468
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.
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spelling Nas fraturas do vivido, des-figurar o passado: memória e imagem em Carlos Drummond de Andrade, a partir de BoitempoLiteratura brasileiraPoesia brasileiraCriação (Literária, artística, etc.)MemóriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.Dos livros iniciais à memorialística dos tempos de maturidade do poeta Carlos Drummond de Andrade, afirmou-se uma recepção crítica acostumada a pensar o percurso da sinuosa trajetória, descrita pelo gauche de Itabira, nos termos de um linear amadurecimento. Por tal perspectiva, a poesia produzida na velhice, especialmente aquela que se afirma em contiguidade às raias da memória, apresenta-se pelo signo de um justo desejo de totalização da própria história, tanto a individual e social testemunhada quanto a \"história\" poética da obra geral, na tentativa de totalização ou de reunião dos fragmentos. As múltiplas variações,no entanto, que se processam ao longo da poesia drummondiana evidenciam, pelo contrário, uma postura conflituosa, traduzida pelo sentimento de impossível reconciliação do poeta diante do tempo, e que, em certa medida, estende-se também à posição do poeta em relação à sua própria obra. Partindo do singular modo de operação descrito pela confluência de temporalidades na poesia de memória de Carlos Drummond de Andrade, notadamente aquela reunida nos três livros constituintes do que se consideram ser as \"memórias\" em verso do poeta -Boitempo I (1968), Boitempo II, Menino antigo (1973) e Boitempo III, Esquecer para lembrar (1979) -, vislumbra-se aí, infiltrada por entre a já conhecida relação de \"mundo\" e \"gauche\", a interposição de uma terceira instância: o tempo em estado de imagem. A partir do interesse manifestado pelo poeta em pensar as relações entre ?tempo? e \"poesia\" refletidas não apenas em seu próprio exercício poético, mas também na obra de outros artistas, pretende-se investigar uma possível teoria da imagem que perpassaria, de maneira dispersa e não diretamente anunciada, a produção artístico-literária drummondiana pós-1940, a qual acabaria por (re) fundamentar a própria noção do fazer artístico, em Drummond, em proveito do trabalho da memória, que é também, e necessariamente, o trabalho da imagem.Abstract: From the initial books to the memorialistic of the times of maturity of the poet Carlos Drummond de Andrade it is possible to observe a critical reception accustomed to thinking the trajectory of gauche as a linear maturation. According to this perspective, the poetry produced in old age, especially poetry of memory, presents itself as a desire for the totalization of history, both the individual and social witnessed as well as the poetic history of the general work, in an attempt to total or gather the fragments. However, the multiple variations that can be observed throughout Drummond's poetry show, on the contrary, a conflictive stance, translated by the poet's feeling of impossible reconciliation in relation of the time, which, somehow, also extends to the poet's position in relation to his own work. Taking as a reference the singular mode of operation described by the confluence of temporalities in the poetry of Carlos Drummond de Andrade, especially the poetry gathered in the three books considered the memory in verse of the poet - Boitempo I (1968), Boitempo II, Menino antigo (1973) e Boitempo III, Esquecer para lembrar (1979) -, it is possible to verify the interposition of a third instance, infiltrated between the known relation of the \"world\" and the \"gauche\": the time in state of image. Considering the interest expressed by the poet in thinking about the relations between \"time\" and \"poetr\", reflected not only in his own poetic exercise, but also in the work of other artists, this study intends to investigate a possible theory of image in the post-1940 Drummond artistic-literary production, which would responsible to renovate the notion of artistic making in Drummond, in favor of the work of memory, which is also, necessarily, the work of the image.Camargo, Maria Lucia de BarrosBarbosa, Rita de CássiaUniversidade Federal de Santa CatarinaZrzebiela, Fernanda Ferrari2020-10-21T21:30:09Z2020-10-21T21:30:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis250 p.application/pdf370067https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216468porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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