Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otero, Walter Ruben Iriondo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_a64d6157aee3229dfa8ba33b438787d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91459
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learningEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino superiorEnsino a distanciaCogniçãoAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoEsta pesquisa analisa como acontece o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível nos cursos de ensino superior ministrados a distância, na modalidade e-learning. Para a execução da pesquisa de campo foram escolhidas seis universidades do Reino Unido: The University of Manchester, Open University, Manchester Metropolitan University, University of Liverpool, University of London, e Cranfield University. Na pesquisa, identificou-se a percepção dos professores e pesquisadores sobre o tema; investigaram-se os fatores determinantes e restritivos para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível no modo e-learning; identificaram-se as atividades acadêmicas que facilitam o desenvolvimento das referidas habilidades, os procedimentos para avaliar o desenvolvimento dessas habilidades cognitivas e estabeleceram-se os vínculos que facilitam o seu desenvolvimento. Buscaram-se a interpretação e comprovação conceitual, a partir da análise da prática concreta das conclusões provenientes das opiniões dos informantes-chave envolvidos com o tema, das observações de campo e demais materiais coletados. A pesquisa é de cunho exploratório, com tratamento de dados predominantemente qualitativos, e apresenta os resultados de forma descritiva. A população do estudo é formada por professores e pesquisadores de instituições de ensino superior, em razão de os mesmos estarem em contato direto com as questões mais significativas do desenvolvimento de cursos ministrados a distância na modalidade e-learning. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e por entrevistas semi-estruturadas. Consolida-se, portanto, a ênfase teórica da importância da presença das referidas habilidades nos cursos universitários. O estudo evidencia que o e-learning apresenta diversos benefícios para facilitar o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível, sendo a capacidade de desenvolver atividades assíncronas a qualidade apontada com mais freqüência pelos entrevistados. Evidencia também fatores restritivos, como a dificuldade no estudo autônomo por parte dos estudantes na modalidade e-learning. São apontadas diversas atividades para facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível. A análise dos resultados permitiu a apresentação de diretrizes para nortear o desenho de cursos de ensino superior ministrados na modalidade e-learning, que objetivem o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível. Os resultados destacam que o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível estão presentes em todos os cursos ministrados pelos entrevistados, contudo, nem sempre fazem parte dos objetivos específicos dos referidos cursos.Florianópolis, SCCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaOtero, Walter Ruben Iriondo2012-10-23T23:08:44Z2012-10-23T23:08:44Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis157 f.| il.application/pdf256627http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T06:26:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91459Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T06:26:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
title Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
spellingShingle Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
Otero, Walter Ruben Iriondo
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino superior
Ensino a distancia
Cognição
Avaliação
title_short Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
title_full Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
title_fullStr Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
title_full_unstemmed Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
title_sort Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
author Otero, Walter Ruben Iriondo
author_facet Otero, Walter Ruben Iriondo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Otero, Walter Ruben Iriondo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino superior
Ensino a distancia
Cognição
Avaliação
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino superior
Ensino a distancia
Cognição
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T23:08:44Z
2012-10-23T23:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 256627
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459
identifier_str_mv 256627
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652209470046208