Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
id |
UFSC_a64d6157aee3229dfa8ba33b438787d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91459 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learningEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino superiorEnsino a distanciaCogniçãoAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoEsta pesquisa analisa como acontece o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível nos cursos de ensino superior ministrados a distância, na modalidade e-learning. Para a execução da pesquisa de campo foram escolhidas seis universidades do Reino Unido: The University of Manchester, Open University, Manchester Metropolitan University, University of Liverpool, University of London, e Cranfield University. Na pesquisa, identificou-se a percepção dos professores e pesquisadores sobre o tema; investigaram-se os fatores determinantes e restritivos para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível no modo e-learning; identificaram-se as atividades acadêmicas que facilitam o desenvolvimento das referidas habilidades, os procedimentos para avaliar o desenvolvimento dessas habilidades cognitivas e estabeleceram-se os vínculos que facilitam o seu desenvolvimento. Buscaram-se a interpretação e comprovação conceitual, a partir da análise da prática concreta das conclusões provenientes das opiniões dos informantes-chave envolvidos com o tema, das observações de campo e demais materiais coletados. A pesquisa é de cunho exploratório, com tratamento de dados predominantemente qualitativos, e apresenta os resultados de forma descritiva. A população do estudo é formada por professores e pesquisadores de instituições de ensino superior, em razão de os mesmos estarem em contato direto com as questões mais significativas do desenvolvimento de cursos ministrados a distância na modalidade e-learning. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e por entrevistas semi-estruturadas. Consolida-se, portanto, a ênfase teórica da importância da presença das referidas habilidades nos cursos universitários. O estudo evidencia que o e-learning apresenta diversos benefícios para facilitar o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível, sendo a capacidade de desenvolver atividades assíncronas a qualidade apontada com mais freqüência pelos entrevistados. Evidencia também fatores restritivos, como a dificuldade no estudo autônomo por parte dos estudantes na modalidade e-learning. São apontadas diversas atividades para facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível. A análise dos resultados permitiu a apresentação de diretrizes para nortear o desenho de cursos de ensino superior ministrados na modalidade e-learning, que objetivem o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível. Os resultados destacam que o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível estão presentes em todos os cursos ministrados pelos entrevistados, contudo, nem sempre fazem parte dos objetivos específicos dos referidos cursos.Florianópolis, SCCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaOtero, Walter Ruben Iriondo2012-10-23T23:08:44Z2012-10-23T23:08:44Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis157 f.| il.application/pdf256627http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T06:26:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91459Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T06:26:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
title |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
spellingShingle |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning Otero, Walter Ruben Iriondo Engenharia e gestão do conhecimento Ensino superior Ensino a distancia Cognição Avaliação |
title_short |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
title_full |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
title_fullStr |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
title_sort |
Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning |
author |
Otero, Walter Ruben Iriondo |
author_facet |
Otero, Walter Ruben Iriondo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otero, Walter Ruben Iriondo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino superior Ensino a distancia Cognição Avaliação |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino superior Ensino a distancia Cognição Avaliação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-23T23:08:44Z 2012-10-23T23:08:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
256627 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459 |
identifier_str_mv |
256627 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
157 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652209470046208 |