Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
id |
UNITAU_a482a3211c1b86bf96359a4d7a6e3d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/782 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Euphrásio, Karla Nazareth da SilvaOliveira, Carlos Alberto de, 1945-Gurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de TaubatéSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-06-15T21:31:10Z2023-06-15T21:31:10Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é identificar as representações de alunos de curso de graduação a distância quanto ao papel do tutor no processo ensino e aprendizagem. Acreditamos que compreender como esse aluno identifica o papel do tutor é de suma importância para fortalecer as metodologias dos cursos a distância, uma vez que se trata de uma forma de ensino e aprendizagem relativamente nova. Partimos do pressuposto que cognição e afetividade são fatores indissociáveis. Para realizarmos nosso objetivo, aplicamos um questionário a 45 alunos de EAD. Para analisarmos as respostas, utilizamos os construtos da Análise do Conteúdo de Bardin. Dessa forma, foi possível perceber que há afetividade entre aluno de graduação a distância e tutor, mesmo que não haja obrigatoriamente o contato entre eles. O estudo aponta também que o tutor precisa ter o domínio do conteúdo, didática e planejamento das aulas. Por fim, além da importância da presença e do bom relacionamento entre tutor e estudantes, notamos que estes veem o tutor no papel de um professor presencial. Isto revela que a EAD ainda não é concebida por esses alunos como uma modalidade diversa, com características próprias, mas sim como apenas um processo que substitui a Educação presencial.Abstract: This paper presents a research which goal is to identify the representation of students of undergraduate e-learning course, as to the role of the mentor in teaching and learning process. We believe that to understand how this student identifies the role of the mentor is of utmost importance to strengthen the methodologies of elearning courses, since it's a new form of teaching and learning about. We assume that cognitive and affective factors are inseparable. To accomplish our objective, we applied a questionnaire to 45 students of EAD. To analyze the answers, we use the constructs of the Content Analysis of Bardin. Thus, it was possible to realize that there is affection between undergraduate students and tutor at a distance, even if there is not necessarily the contact between them. It was possible to realize that exists affection between undergraduate e-learning and tutor-, even though there is not contact between them. The study also points out that the tutor needs to have mastery of content, teaching and planning lessons. Finally, besides the importance of the presence and good relationship between tutor and students, we noticed that students see the role of the tutor as a teacher attendance. This shows that the EAD is not designed for these students as a different modality, with its own characteristics, but only as a process that replaces education classroom.Made available in DSpace on 2023-06-15T21:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karla Nazareth da Silva Euphrasio_seg.pdf: 636529 bytes, checksum: 2c0a66d1dfa8796054348e27c60d34eb (MD5) Previous issue date: 201378 p. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino à distânciaCogniçãoAfetividadeTutoriaRepresentações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKarla Nazareth da Silva Euphrasio_seg.pdfapplication/pdf636529http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/782/1/Karla%20Nazareth%20da%20Silva%20Euphrasio_seg.pdf2c0a66d1dfa8796054348e27c60d34ebMD5120.500.11874/7822023-06-15 18:31:10.84oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T21:31:10Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
title |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
spellingShingle |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância Euphrásio, Karla Nazareth da Silva Ensino à distância Cognição Afetividade Tutoria |
title_short |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
title_full |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
title_fullStr |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
title_full_unstemmed |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
title_sort |
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância |
author |
Euphrásio, Karla Nazareth da Silva |
author_facet |
Euphrásio, Karla Nazareth da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Carlos Alberto de, 1945- Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha Universidade de Taubaté |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Euphrásio, Karla Nazareth da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
contributor_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Cognição Afetividade Tutoria |
topic |
Ensino à distância Cognição Afetividade Tutoria |
description |
Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-15T21:31:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-15T21:31:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
78 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/782/1/Karla%20Nazareth%20da%20Silva%20Euphrasio_seg.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c0a66d1dfa8796054348e27c60d34eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263160400936960 |