Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euphrásio, Karla Nazareth da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_a482a3211c1b86bf96359a4d7a6e3d12
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/782
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Euphrásio, Karla Nazareth da SilvaOliveira, Carlos Alberto de, 1945-Gurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de TaubatéSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-06-15T21:31:10Z2023-06-15T21:31:10Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é identificar as representações de alunos de curso de graduação a distância quanto ao papel do tutor no processo ensino e aprendizagem. Acreditamos que compreender como esse aluno identifica o papel do tutor é de suma importância para fortalecer as metodologias dos cursos a distância, uma vez que se trata de uma forma de ensino e aprendizagem relativamente nova. Partimos do pressuposto que cognição e afetividade são fatores indissociáveis. Para realizarmos nosso objetivo, aplicamos um questionário a 45 alunos de EAD. Para analisarmos as respostas, utilizamos os construtos da Análise do Conteúdo de Bardin. Dessa forma, foi possível perceber que há afetividade entre aluno de graduação a distância e tutor, mesmo que não haja obrigatoriamente o contato entre eles. O estudo aponta também que o tutor precisa ter o domínio do conteúdo, didática e planejamento das aulas. Por fim, além da importância da presença e do bom relacionamento entre tutor e estudantes, notamos que estes veem o tutor no papel de um professor presencial. Isto revela que a EAD ainda não é concebida por esses alunos como uma modalidade diversa, com características próprias, mas sim como apenas um processo que substitui a Educação presencial.Abstract: This paper presents a research which goal is to identify the representation of students of undergraduate e-learning course, as to the role of the mentor in teaching and learning process. We believe that to understand how this student identifies the role of the mentor is of utmost importance to strengthen the methodologies of elearning courses, since it's a new form of teaching and learning about. We assume that cognitive and affective factors are inseparable. To accomplish our objective, we applied a questionnaire to 45 students of EAD. To analyze the answers, we use the constructs of the Content Analysis of Bardin. Thus, it was possible to realize that there is affection between undergraduate students and tutor at a distance, even if there is not necessarily the contact between them. It was possible to realize that exists affection between undergraduate e-learning and tutor-, even though there is not contact between them. The study also points out that the tutor needs to have mastery of content, teaching and planning lessons. Finally, besides the importance of the presence and good relationship between tutor and students, we noticed that students see the role of the tutor as a teacher attendance. This shows that the EAD is not designed for these students as a different modality, with its own characteristics, but only as a process that replaces education classroom.Made available in DSpace on 2023-06-15T21:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karla Nazareth da Silva Euphrasio_seg.pdf: 636529 bytes, checksum: 2c0a66d1dfa8796054348e27c60d34eb (MD5) Previous issue date: 201378 p. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino à distânciaCogniçãoAfetividadeTutoriaRepresentações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKarla Nazareth da Silva Euphrasio_seg.pdfapplication/pdf636529http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/782/1/Karla%20Nazareth%20da%20Silva%20Euphrasio_seg.pdf2c0a66d1dfa8796054348e27c60d34ebMD5120.500.11874/7822023-06-15 18:31:10.84oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T21:31:10Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
title Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
spellingShingle Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
Euphrásio, Karla Nazareth da Silva
Ensino à distância
Cognição
Afetividade
Tutoria
title_short Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
title_full Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
title_fullStr Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
title_full_unstemmed Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
title_sort Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância
author Euphrásio, Karla Nazareth da Silva
author_facet Euphrásio, Karla Nazareth da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Carlos Alberto de, 1945-
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Euphrásio, Karla Nazareth da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Cognição
Afetividade
Tutoria
topic Ensino à distância
Cognição
Afetividade
Tutoria
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T21:31:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15T21:31:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/782/1/Karla%20Nazareth%20da%20Silva%20Euphrasio_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c0a66d1dfa8796054348e27c60d34eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263160400936960