A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Cristina dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168825
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_a668e3b8b34c80416527c830868e7744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168825
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional SerranaSESITDICCultura DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Os avanços da tecnologia transformaram indústrias, facilitaram as inovações e diminuíram custos em várias áreas produtivas, mas principalmente na área educacional as TDIC reconfiguraram os tradicionais papéis do exercício de ensinar e aprender. Esse trabalho teve como objetivos analisar os discursos de professores sobre as TDIC no SESI, identificar nos projetos pedagógicos elementos da Cultura Digital, e a partir dessa analise auxiliar, com a recomendação de um processo de formação em que os professores dos diferentes níveis pudessem elaborar planejamentos didáticos para fazer uso das TDIC focando sua importância no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva das TDIC como inovação na educação. O presente estudo busca refletir sobre a educação nos dias atuais, bem como a formação do professor diante da Cultura Digital, a qual vem se disseminando nos ambientes educacionais. O percurso da pesquisa foi norteado pela concepção metodológico histórico crítica, pesquisa bibliográfica com análise documental. Assim, essa perspectiva lançou o desafio de ser uma abordagem dialética do fenômeno educativo. Percebemos na construção desse trabalho que o conhecimento pode ser potencializado com a associação de diferentes ferramentas tecnológicas a serem utilizadas no planejamento das atividades escolares. Este estudo teve a pretensão de promover análise e reflexão sobre a formação de professores e como se relacionam com as TDIC. Ainda, o trabalho teve pretensão de corroborar com pesquisas em educação preocupadas com a inserção das TDIC de maneira assertiva nas escolas de ensino regular bem como escolas de ensino técnico e de sistema PA Jovens e Adultos. Os resultados que apresentamos, portanto, auxiliam a entender a angustia dos professores do SESI na falta de formação no que diz respeito às habilidades ao utilizar as TDIC como ferramentas educativas, cujos profissionais relataram de maneira breve no questionário aplicado, a necessidade de formação urgente e continuada pautada no contexto das TDIC como aliadas no processo de ensino aprendizagem.Florianópolis, SCBortolato, Márcia MeloUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Elaine Cristina dos2016-09-29T18:37:57Z2016-09-29T18:37:57Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168825porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T18:37:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168825Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T18:37:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
title A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
spellingShingle A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
Santos, Elaine Cristina dos
SESI
TDIC
Cultura Digital
title_short A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
title_full A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
title_fullStr A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
title_full_unstemmed A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
title_sort A cultura digital e a formação de professores: uma análise do contexto pedagógico do Sesi regional Serrana
author Santos, Elaine Cristina dos
author_facet Santos, Elaine Cristina dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolato, Márcia Melo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv SESI
TDIC
Cultura Digital
topic SESI
TDIC
Cultura Digital
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T18:37:57Z
2016-09-29T18:37:57Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168825
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652186159153152