Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Antônio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211644
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_a6b8ad0590d8efc3250302a286146a57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211644
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinarEducação científica e tecnológicaMatemáticaEnsino fundamentalAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que buscou identificar vestígios de uma perspectiva de Modelagem Matemática na Educação Matemática que tenha na interdisciplinaridade uma característica fundamental, especialmente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa descritiva e nosso principal material de análise foram cinco volumes de uma publicação contendo relatos de experiências, de atividades e de projetos desenvolvidos pelos professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Santa Catarina. O corpus de análise foi composto por 78 desses relatos. Em cada relato, foram observadas as possíveis relações entre o direcionamento dado às atividades que envolveram a educação matemática e a prática de Modelagem como tradicionalmente é desenvolvida. A partir dessas observações, verificou-se se haveria alguma tendência, ou não, de alguma organização do fazer pedagógico específica, nas experiências analisadas, que melhor possibilitaria a Modelagem no contexto interdisciplinar. Os resultados apontaram que, mesmo não tendo orientação direcionada à prática de Modelagem, muitos professores alfabetizadores participantes do PNAIC desenvolveram suas experiências pedagógicas semelhantemente à Modelagem, uma vez que esta se mostrou uma estratégia coerente de trabalhar com a educação matemática em um contexto interdisciplinar. Da mesma forma, os projetos se mostraram como o tipo de organização pedagógica que favorece a abordagem de uma perspectiva interdisciplinar de Modelagem nos Anos Iniciais. Nossas conclusões apontam que, para a Modelagem ser coerente nos Anos Iniciais, deve ser trabalhada no interior de um projeto, haja vista o caráter interdisciplinar dessa organização pedagógica.aBSTRACT : This dissertation is the result of a research that sought to investigate traces of a perspective of Mathematical Modeling in Mathematics Education that has in interdisciplinarity a fundamental characteristic, especially for the Initial Years of Elementary Education. This is a descriptive research and our main analysis material was five volumes of a publication containing reports of experiences, activities and projects developed by literacy teachers participating in the National Pact for Literacy in the Right Age in Santa Catarina. The corpus of analysis was composed of 78 of these reports. In each report were observed the possible relations between the direction given to the activities that involved the mathematical education and the practice of Modeling as traditionally it is developed. From these observations it was verified if there was any tendency, or not, of some organization of the specific pedagogical doing, in the analyzed experiments, that would better enable the Modeling in the interdisciplinary context. The results pointed out that, even though they did not have orientation towards Modeling practice, many literacy teachers participating in the PNAIC developed their pedagogical experiences through Modeling, since this was shown to be a coherent strategy to work with mathematical education in an interdisciplinary context. In the same way that the projects have been shown as the type of pedagogical organization that favors the approach of an interdisciplinary perspective of Modeling in the Initial Years. Our conclusions point out that for Modeling to be coherent in the Initial Years, it must be worked within a project, given the interdisciplinary character of this pedagogical organization.Silveira, EveraldoUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, José Antônio2020-08-20T05:54:42Z2020-08-20T05:54:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il.application/pdf362586https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211644porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:54:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:54:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
title Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
spellingShingle Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
Gonçalves, José Antônio
Educação científica e tecnológica
Matemática
Ensino fundamental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
title_short Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
title_full Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
title_fullStr Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
title_full_unstemmed Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
title_sort Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar
author Gonçalves, José Antônio
author_facet Gonçalves, José Antônio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Everaldo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, José Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Ensino fundamental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Ensino fundamental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T05:54:42Z
2020-08-20T05:54:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362586
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211644
identifier_str_mv 362586
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651934093017088