PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, CAROLINE RODRIGUES NASCIMENTO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE, AGUIAR, DEBORAH TEIXEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190676
Resumo: O ensino técnico, para muitos, acaba sendo uma primeira etapa da formação de um estudante, seguindo-se a realização de um curso superior. Conhecer essa trajetória estudantil e profissional desses estudantes é de grande importância para as instituições de ensino, pois representa acompanhar os resultados de suas próprias ações. Os egressos de uma instituição de ensino podem ser vistos como elemento importante da interação entre a instituição e o mercado de trabalho, entre a instituição e a comunidade da qual faz parte. Assim, dada a importância do ensino técnico e da interação com os alunos egressos, o objetivo deste artigo é pesquisar a situação profissional dos egressos dos cursos técnicos do Câmpus Caraguatatuba do IFSP – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa através de instrumento estruturado, aplicado a todos os egressos. As temáticas abordadas no instrumento de pesquisa, foram: (1) Situação profissional atual; (2) Razões da opção por cursar o IFSP; (3) Avaliação do curso no IFSP; (4) Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências no curso; (5) Capacidades desenvolvidas durante o curso; (6) Dificuldades em conseguir o primeiro emprego; e (6) Realização de outro curso após o IFSP. A análise dos dados foi realizada utilizando-se estatística descritiva e a apresentação dos dados foi feita através de tabelas com a sumarização dos resultados. As informações obtidas revelam que a maioria dos respondentes deram continuidade ao estudo após o término do curso técnico, que o prestígio do curso e qualidade dos professores foi um importante requisito de escolha do curso; e que a aquisição de novos conhecimentos e competências, além do gosto pelo estudo, foram como fatores que influenciaram a escolha do curso, em percentual maior do que a influência de pais ou amigos.
id UFSC_a6ba3d1719626f38bc3c4bce97e80395
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190676
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBAO ensino técnico, para muitos, acaba sendo uma primeira etapa da formação de um estudante, seguindo-se a realização de um curso superior. Conhecer essa trajetória estudantil e profissional desses estudantes é de grande importância para as instituições de ensino, pois representa acompanhar os resultados de suas próprias ações. Os egressos de uma instituição de ensino podem ser vistos como elemento importante da interação entre a instituição e o mercado de trabalho, entre a instituição e a comunidade da qual faz parte. Assim, dada a importância do ensino técnico e da interação com os alunos egressos, o objetivo deste artigo é pesquisar a situação profissional dos egressos dos cursos técnicos do Câmpus Caraguatatuba do IFSP – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa através de instrumento estruturado, aplicado a todos os egressos. As temáticas abordadas no instrumento de pesquisa, foram: (1) Situação profissional atual; (2) Razões da opção por cursar o IFSP; (3) Avaliação do curso no IFSP; (4) Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências no curso; (5) Capacidades desenvolvidas durante o curso; (6) Dificuldades em conseguir o primeiro emprego; e (6) Realização de outro curso após o IFSP. A análise dos dados foi realizada utilizando-se estatística descritiva e a apresentação dos dados foi feita através de tabelas com a sumarização dos resultados. As informações obtidas revelam que a maioria dos respondentes deram continuidade ao estudo após o término do curso técnico, que o prestígio do curso e qualidade dos professores foi um importante requisito de escolha do curso; e que a aquisição de novos conhecimentos e competências, além do gosto pelo estudo, foram como fatores que influenciaram a escolha do curso, em percentual maior do que a influência de pais ou amigos.INPEAU/UFSC2018-10-18T21:37:49Z2018-10-18T21:37:49Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190676VIEIRA, CAROLINE RODRIGUES NASCIMENTOFREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DEAGUIAR, DEBORAH TEIXEIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T21:37:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190676Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T21:37:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
title PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
spellingShingle PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
VIEIRA, CAROLINE RODRIGUES NASCIMENTO
title_short PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_full PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_fullStr PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_full_unstemmed PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_sort PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSP CÂMPUS CARAGUATATUBA
author VIEIRA, CAROLINE RODRIGUES NASCIMENTO
author_facet VIEIRA, CAROLINE RODRIGUES NASCIMENTO
FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
AGUIAR, DEBORAH TEIXEIRA
author_role author
author2 FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
AGUIAR, DEBORAH TEIXEIRA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, CAROLINE RODRIGUES NASCIMENTO
FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
AGUIAR, DEBORAH TEIXEIRA
description O ensino técnico, para muitos, acaba sendo uma primeira etapa da formação de um estudante, seguindo-se a realização de um curso superior. Conhecer essa trajetória estudantil e profissional desses estudantes é de grande importância para as instituições de ensino, pois representa acompanhar os resultados de suas próprias ações. Os egressos de uma instituição de ensino podem ser vistos como elemento importante da interação entre a instituição e o mercado de trabalho, entre a instituição e a comunidade da qual faz parte. Assim, dada a importância do ensino técnico e da interação com os alunos egressos, o objetivo deste artigo é pesquisar a situação profissional dos egressos dos cursos técnicos do Câmpus Caraguatatuba do IFSP – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa através de instrumento estruturado, aplicado a todos os egressos. As temáticas abordadas no instrumento de pesquisa, foram: (1) Situação profissional atual; (2) Razões da opção por cursar o IFSP; (3) Avaliação do curso no IFSP; (4) Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências no curso; (5) Capacidades desenvolvidas durante o curso; (6) Dificuldades em conseguir o primeiro emprego; e (6) Realização de outro curso após o IFSP. A análise dos dados foi realizada utilizando-se estatística descritiva e a apresentação dos dados foi feita através de tabelas com a sumarização dos resultados. As informações obtidas revelam que a maioria dos respondentes deram continuidade ao estudo após o término do curso técnico, que o prestígio do curso e qualidade dos professores foi um importante requisito de escolha do curso; e que a aquisição de novos conhecimentos e competências, além do gosto pelo estudo, foram como fatores que influenciaram a escolha do curso, em percentual maior do que a influência de pais ou amigos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T21:37:49Z
2018-10-18T21:37:49Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190676
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164289003520