SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560 |
Resumo: | Este trabalho objetiva identificar a percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – câmpus Caraguatatuba, quanto ao suporte organizacional recebido, que os auxilia na aquisição e aperfeiçoamento de competências. Buscando analisar esta referida percepção, por meio da aplicação de um questionário estruturado enviado a todo corpo docente do IFSP – câmpus Caraguatatuba, que teve seus resultados tabulados por meio de estatística descritiva, obtendo médias que foram relacionadas com as teorias pertinentes ao assunto. Entre os resultados, o que obteve mais destaque foi a interação entre alunos e docentes que se mostrou como principal suporte percebido, seguido do suporte institucional e o relacionamento com outros colegas discentes, mostrando que estes três aspectos são os mais relevantes na percepção docente quanto ao suporte organizacional recebido, sendo por meio deles possível adquirir e aperfeiçoar competências. |
id |
UFSC_197f30d424a804ef7775f5c0f23aca1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190560 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBAEste trabalho objetiva identificar a percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – câmpus Caraguatatuba, quanto ao suporte organizacional recebido, que os auxilia na aquisição e aperfeiçoamento de competências. Buscando analisar esta referida percepção, por meio da aplicação de um questionário estruturado enviado a todo corpo docente do IFSP – câmpus Caraguatatuba, que teve seus resultados tabulados por meio de estatística descritiva, obtendo médias que foram relacionadas com as teorias pertinentes ao assunto. Entre os resultados, o que obteve mais destaque foi a interação entre alunos e docentes que se mostrou como principal suporte percebido, seguido do suporte institucional e o relacionamento com outros colegas discentes, mostrando que estes três aspectos são os mais relevantes na percepção docente quanto ao suporte organizacional recebido, sendo por meio deles possível adquirir e aperfeiçoar competências.INPEAU/UFSC2018-10-16T18:09:14Z2018-10-16T18:09:14Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DEFREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T18:09:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T18:09:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
title |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
spellingShingle |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE |
title_short |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
title_full |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
title_fullStr |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
title_full_unstemmed |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
title_sort |
SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA |
author |
OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE |
author_facet |
OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE |
author_role |
author |
author2 |
FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE |
description |
Este trabalho objetiva identificar a percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – câmpus Caraguatatuba, quanto ao suporte organizacional recebido, que os auxilia na aquisição e aperfeiçoamento de competências. Buscando analisar esta referida percepção, por meio da aplicação de um questionário estruturado enviado a todo corpo docente do IFSP – câmpus Caraguatatuba, que teve seus resultados tabulados por meio de estatística descritiva, obtendo médias que foram relacionadas com as teorias pertinentes ao assunto. Entre os resultados, o que obteve mais destaque foi a interação entre alunos e docentes que se mostrou como principal suporte percebido, seguido do suporte institucional e o relacionamento com outros colegas discentes, mostrando que estes três aspectos são os mais relevantes na percepção docente quanto ao suporte organizacional recebido, sendo por meio deles possível adquirir e aperfeiçoar competências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T18:09:14Z 2018-10-16T18:09:14Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652370521882624 |