SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560
Resumo: Este trabalho objetiva identificar a percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – câmpus Caraguatatuba, quanto ao suporte organizacional recebido, que os auxilia na aquisição e aperfeiçoamento de competências. Buscando analisar esta referida percepção, por meio da aplicação de um questionário estruturado enviado a todo corpo docente do IFSP – câmpus Caraguatatuba, que teve seus resultados tabulados por meio de estatística descritiva, obtendo médias que foram relacionadas com as teorias pertinentes ao assunto. Entre os resultados, o que obteve mais destaque foi a interação entre alunos e docentes que se mostrou como principal suporte percebido, seguido do suporte institucional e o relacionamento com outros colegas discentes, mostrando que estes três aspectos são os mais relevantes na percepção docente quanto ao suporte organizacional recebido, sendo por meio deles possível adquirir e aperfeiçoar competências.
id UFSC_197f30d424a804ef7775f5c0f23aca1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190560
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBAEste trabalho objetiva identificar a percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – câmpus Caraguatatuba, quanto ao suporte organizacional recebido, que os auxilia na aquisição e aperfeiçoamento de competências. Buscando analisar esta referida percepção, por meio da aplicação de um questionário estruturado enviado a todo corpo docente do IFSP – câmpus Caraguatatuba, que teve seus resultados tabulados por meio de estatística descritiva, obtendo médias que foram relacionadas com as teorias pertinentes ao assunto. Entre os resultados, o que obteve mais destaque foi a interação entre alunos e docentes que se mostrou como principal suporte percebido, seguido do suporte institucional e o relacionamento com outros colegas discentes, mostrando que estes três aspectos são os mais relevantes na percepção docente quanto ao suporte organizacional recebido, sendo por meio deles possível adquirir e aperfeiçoar competências.INPEAU/UFSC2018-10-16T18:09:14Z2018-10-16T18:09:14Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DEFREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T18:09:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T18:09:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
title SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
spellingShingle SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE
title_short SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_full SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_fullStr SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_full_unstemmed SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
title_sort SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES NO IFSP – CÂMPUS CARAGUATATUBA
author OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE
author_facet OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE
FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
author_role author
author2 FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, CAROLINA BARDELLA DE
FREITAS JUNIOR, DIONYSIO BORGES DE
description Este trabalho objetiva identificar a percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – câmpus Caraguatatuba, quanto ao suporte organizacional recebido, que os auxilia na aquisição e aperfeiçoamento de competências. Buscando analisar esta referida percepção, por meio da aplicação de um questionário estruturado enviado a todo corpo docente do IFSP – câmpus Caraguatatuba, que teve seus resultados tabulados por meio de estatística descritiva, obtendo médias que foram relacionadas com as teorias pertinentes ao assunto. Entre os resultados, o que obteve mais destaque foi a interação entre alunos e docentes que se mostrou como principal suporte percebido, seguido do suporte institucional e o relacionamento com outros colegas discentes, mostrando que estes três aspectos são os mais relevantes na percepção docente quanto ao suporte organizacional recebido, sendo por meio deles possível adquirir e aperfeiçoar competências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T18:09:14Z
2018-10-16T18:09:14Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652370521882624