Bibliotecários criativos: práticas inovadoras no contexto da atuação profissional
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158496 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação e Informação. Curso de Biblioteconomia. |
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Bibliotecários criativos: práticas inovadoras no contexto da atuação profissionalCriatividadeInovaçãoAtuação profissionalBibliotecárioCreativityInnovationProfessional performanceLibrarianTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação e Informação. Curso de Biblioteconomia.Aborda a criatividade e a inovação no contexto da atuação profissional dos bibliotecários, conceituando criatividade, inovação e espírito empreendedor assim como a relevância destes três elementos para o profissional que pensa fora da caixa. Apresenta os principais aspectos da profissão de bibliotecário, bem como o impacto da formação e do ensino de Biblioteconomia para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para uma atuação profissional cada vez mais voltada para as demandas da sociedade atual. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo criativo e a inovação nas práticas profissionais dos bibliotecários registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de Santa Catarina – 14ª Região (CRB-14), no período de 2010 a 2015. Trata-se de pesquisa exploratório descritiva, de abordagem qualitativo-quantitativa com o questionamento direto de bibliotecários sobre a criatividade e inovação. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário online com bibliotecários registrados no CRB-14, no período determinado. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a análise estatística de Pedro Alberto Barbetta (2005) para os dados quantitativos e a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) quanto aos dados qualitativos. Com base nos resultados foi possível caracterizar o perfil dos bibliotecários, conhecer as práticas criativas e inovadoras desenvolvidas por eles e identificar os fatores que mais influenciam e limitam as práticas de inovação no ambiente informacional destes bibliotecários. Verificou-se que ainda são poucos bibliotecários que demonstram uma postura inovadora e desenvolvem uma atuação profissional efetivamente criativa. Constatou-se também que os bibliotecários criativos formam um grupo heterogêneo em relação ao perfil, que se revelou bem diversificado, mas homogêneo no tocante às práticas e percepções acerca da criatividade e inovação, visto que reúnem conceitos e demonstram iniciativas parecidas. Conclui-se que o processo criativo não depende de um perfil específico ou do tipo de ambiente informacional e considera que a primeira inovação a ser desenvolvida pelos bibliotecários é a inovação atitudinal, ou seja, uma atitude mais proativa frente aos desafios profissionais e mudanças exigidas pela sociedade.Discusses creativity and innovation in the context of professional practice of librarians, conceptualizing creativity, innovation and entrepreneurial spirit as well as the relevance of these three elements for the professional who thinks outside the box. It presents the main aspects of the librarian profession, as well as the impact of the academic background and the teaching of Librarianship to the development of competencies and skills necessary for a professional practice increasingly facing the demands of today’s society. This research aims to analyze the creative process and innovation in professional practices of librarians registered in the Regional Council of Librarianship of Santa Catarina – 14th Region (CRB-14), in the period of 2010 to 2015. It is a descriptive exploratory research, qualitative and quantitative approach with direct questioning of librarians on creativity and innovation. Data collection was conducted through an online questionnaire with librarians registered in the CRB-14, in the specified period. Data were analyzed using statistical analysis of Pedro Alberto Barbetta (2005) for quantitative data and the Laurence Bardin (2011) content analysis technique for qualitative data. Based on the results, it was possible to characterize the profile of librarians, learn the creative and innovative practices developed by them and identify the factors that most influence and limit the innovation practices in information environment of these librarians. It was found that there are few librarians who demonstrates an innovative approach and develop a creative professional work effectively. It was also found that creative librarians form a heterogeneous group in relation to the profile, which proved to be well diversified, but homogeneous in regard to practices and perceptions of creativity and innovation, as gather concepts and demonstrate similar initiatives. It is concluded that the creative process does not depend on a specific profile or type of information environment and believes that the first innovation to be developed by librarians is the attitudinal innovation, ie a more proactive attitude towards the professional challenges and changes required by society.Florianópolis, SCPinto, Marli Dias de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaJerônimo, Viviane2016-01-18T13:40:54Z2016-01-18T13:40:54Z2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis115 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158496Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-18T13:40:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158496Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-18T13:40:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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