Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer as representações socialmente construídas pelos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias a respeito da contribuição destes na formação do discente da graduação. A pesquisa aqui proposta teve abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica e metodológica apoiou-se na sociologia do conhecimento e nos preceitos do construcionismo social, assim como nas teorias das representações sociais e coletivas. A técnica utilizada no tratamento e análise dos discursos coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas foi o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O ambiente da pesquisa foi a Biblioteca Central da UFSC, localizada no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A escolha dessa instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que a opinião dos bibliotecários sobre o tema ora abordado independe de unidade de federação ao qual se encontre o profissional, gênero ou qualquer outro fator. A partir dos discursos sintetizados no DSC, verificou-se que os conhecimentos adquiridos na graduação formam a base de sustentação do trabalho do bibliotecário e para que ele desenvolva seu trabalho cotidiano de forma mais eficiente, são necessários um acervo de conhecimentos gerais e conhecimento de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês.O domínio da especificidade com a qual lida no dia-a-dia, os conhecimentos agregados ao longo da vida profissional e os conhecimentos adquiridos com a educação continuada formam o conjunto das competências profissionais mencionadas pelo discurso coletivo, enquanto que atenção, honestidade, autoconfiança e compreensão são mencionados como as principais competências pessoais. O computador, as bases de dados e a internet são as ferramentas e os recursos tecnológicos utilizados pelo coletivo entrevistado. Evidenciou-se ainda que tornar o usuário independente em suas pesquisas é um objetivo comum entre os bibliotecários entrevistados. |
id |
UTFPR-12_ae0e7670636025e1a3e17c2120215285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/54 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2010-09-13T19:42:46Z2010-09-13T19:42:46Z2007LIRA, Elda Lopes. Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2007.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54Este estudo teve como objetivo conhecer as representações socialmente construídas pelos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias a respeito da contribuição destes na formação do discente da graduação. A pesquisa aqui proposta teve abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica e metodológica apoiou-se na sociologia do conhecimento e nos preceitos do construcionismo social, assim como nas teorias das representações sociais e coletivas. A técnica utilizada no tratamento e análise dos discursos coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas foi o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O ambiente da pesquisa foi a Biblioteca Central da UFSC, localizada no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A escolha dessa instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que a opinião dos bibliotecários sobre o tema ora abordado independe de unidade de federação ao qual se encontre o profissional, gênero ou qualquer outro fator. A partir dos discursos sintetizados no DSC, verificou-se que os conhecimentos adquiridos na graduação formam a base de sustentação do trabalho do bibliotecário e para que ele desenvolva seu trabalho cotidiano de forma mais eficiente, são necessários um acervo de conhecimentos gerais e conhecimento de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês.O domínio da especificidade com a qual lida no dia-a-dia, os conhecimentos agregados ao longo da vida profissional e os conhecimentos adquiridos com a educação continuada formam o conjunto das competências profissionais mencionadas pelo discurso coletivo, enquanto que atenção, honestidade, autoconfiança e compreensão são mencionados como as principais competências pessoais. O computador, as bases de dados e a internet são as ferramentas e os recursos tecnológicos utilizados pelo coletivo entrevistado. Evidenciou-se ainda que tornar o usuário independente em suas pesquisas é um objetivo comum entre os bibliotecários entrevistados.This study had as the objective to know the representation manifested social an the speech of the librarians professionals working in university libraries about your contribution at formation of the university student of graduation. The research held was qualitative types, having as theoretical and methodological fundamentation the knowledge sociology and the social constructive precepts, besides the social and collective representation theories. The analysis technique for the speechs tabulation, collected by interview, was the Collective Subject Speech (CSS). The research environment was the Central Library of the UFSC, to located in University Campus Trindade, in Florianópolis, in Santa Catarina State. The choice the is institution occorre in consideration suitability of research. The trough of speech synthesize on CSS, mode what the knowledge obtained in graduation form the support for work of librarian and for that he develop your work quotidian of form more efficient, are necessary a heap of knowledge of the languages foreigner, above all of the English. The domain of the work what drudgery in the day by day, the knowledge aggregates at the along of the professional life and the knowledge acquired with the continued education form the conjoined of the professionals competences speak by the speech collective, while what attention, honesty, self-confidence and understanding are mention how the principal personal competences. The computing, the data-bases and the internet are the workman’s tool and the technological recourse utilizable by the collective interview. Kept evident still what promote the autonomy of the student by your research is a objective common between the interview librarian.porProfissional BibliotecárioProfessional LibrarianContribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoSouza, Francisco das Chagas deLira, Elda Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTHUMBNAILUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.jpgUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/4/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.jpg14e1f081ca9a0cbb90c6fd2228f208fdMD54ORIGINALUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdfUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdfapplication/pdf1117224http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/2/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf803a87c9006a2e3475bf13a8f18f87adMD52TEXTUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.txtUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain314803http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/3/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.txt64da28b6fdcc4b7091ae5bd22c27a6a0MD531/542020-06-03 14:04:12.473oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/54Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-06-03T17:04:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
title |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
spellingShingle |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade Lira, Elda Lopes Profissional Bibliotecário Professional Librarian |
title_short |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
title_full |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
title_fullStr |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
title_full_unstemmed |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
title_sort |
Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade |
author |
Lira, Elda Lopes |
author_facet |
Lira, Elda Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Francisco das Chagas de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Elda Lopes |
contributor_str_mv |
Souza, Francisco das Chagas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional Bibliotecário Professional Librarian |
topic |
Profissional Bibliotecário Professional Librarian |
description |
Este estudo teve como objetivo conhecer as representações socialmente construídas pelos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias a respeito da contribuição destes na formação do discente da graduação. A pesquisa aqui proposta teve abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica e metodológica apoiou-se na sociologia do conhecimento e nos preceitos do construcionismo social, assim como nas teorias das representações sociais e coletivas. A técnica utilizada no tratamento e análise dos discursos coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas foi o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O ambiente da pesquisa foi a Biblioteca Central da UFSC, localizada no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A escolha dessa instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que a opinião dos bibliotecários sobre o tema ora abordado independe de unidade de federação ao qual se encontre o profissional, gênero ou qualquer outro fator. A partir dos discursos sintetizados no DSC, verificou-se que os conhecimentos adquiridos na graduação formam a base de sustentação do trabalho do bibliotecário e para que ele desenvolva seu trabalho cotidiano de forma mais eficiente, são necessários um acervo de conhecimentos gerais e conhecimento de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês.O domínio da especificidade com a qual lida no dia-a-dia, os conhecimentos agregados ao longo da vida profissional e os conhecimentos adquiridos com a educação continuada formam o conjunto das competências profissionais mencionadas pelo discurso coletivo, enquanto que atenção, honestidade, autoconfiança e compreensão são mencionados como as principais competências pessoais. O computador, as bases de dados e a internet são as ferramentas e os recursos tecnológicos utilizados pelo coletivo entrevistado. Evidenciou-se ainda que tornar o usuário independente em suas pesquisas é um objetivo comum entre os bibliotecários entrevistados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-13T19:42:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-09-13T19:42:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIRA, Elda Lopes. Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54 |
identifier_str_mv |
LIRA, Elda Lopes. Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2007. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pato Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/4/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/2/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/3/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14e1f081ca9a0cbb90c6fd2228f208fd 803a87c9006a2e3475bf13a8f18f87ad 64da28b6fdcc4b7091ae5bd22c27a6a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922945677131776 |