Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Elda Lopes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer as representações socialmente construídas pelos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias a respeito da contribuição destes na formação do discente da graduação. A pesquisa aqui proposta teve abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica e metodológica apoiou-se na sociologia do conhecimento e nos preceitos do construcionismo social, assim como nas teorias das representações sociais e coletivas. A técnica utilizada no tratamento e análise dos discursos coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas foi o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O ambiente da pesquisa foi a Biblioteca Central da UFSC, localizada no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A escolha dessa instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que a opinião dos bibliotecários sobre o tema ora abordado independe de unidade de federação ao qual se encontre o profissional, gênero ou qualquer outro fator. A partir dos discursos sintetizados no DSC, verificou-se que os conhecimentos adquiridos na graduação formam a base de sustentação do trabalho do bibliotecário e para que ele desenvolva seu trabalho cotidiano de forma mais eficiente, são necessários um acervo de conhecimentos gerais e conhecimento de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês.O domínio da especificidade com a qual lida no dia-a-dia, os conhecimentos agregados ao longo da vida profissional e os conhecimentos adquiridos com a educação continuada formam o conjunto das competências profissionais mencionadas pelo discurso coletivo, enquanto que atenção, honestidade, autoconfiança e compreensão são mencionados como as principais competências pessoais. O computador, as bases de dados e a internet são as ferramentas e os recursos tecnológicos utilizados pelo coletivo entrevistado. Evidenciou-se ainda que tornar o usuário independente em suas pesquisas é um objetivo comum entre os bibliotecários entrevistados.
id UTFPR-12_ae0e7670636025e1a3e17c2120215285
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/54
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2010-09-13T19:42:46Z2010-09-13T19:42:46Z2007LIRA, Elda Lopes. Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2007.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54Este estudo teve como objetivo conhecer as representações socialmente construídas pelos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias a respeito da contribuição destes na formação do discente da graduação. A pesquisa aqui proposta teve abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica e metodológica apoiou-se na sociologia do conhecimento e nos preceitos do construcionismo social, assim como nas teorias das representações sociais e coletivas. A técnica utilizada no tratamento e análise dos discursos coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas foi o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O ambiente da pesquisa foi a Biblioteca Central da UFSC, localizada no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A escolha dessa instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que a opinião dos bibliotecários sobre o tema ora abordado independe de unidade de federação ao qual se encontre o profissional, gênero ou qualquer outro fator. A partir dos discursos sintetizados no DSC, verificou-se que os conhecimentos adquiridos na graduação formam a base de sustentação do trabalho do bibliotecário e para que ele desenvolva seu trabalho cotidiano de forma mais eficiente, são necessários um acervo de conhecimentos gerais e conhecimento de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês.O domínio da especificidade com a qual lida no dia-a-dia, os conhecimentos agregados ao longo da vida profissional e os conhecimentos adquiridos com a educação continuada formam o conjunto das competências profissionais mencionadas pelo discurso coletivo, enquanto que atenção, honestidade, autoconfiança e compreensão são mencionados como as principais competências pessoais. O computador, as bases de dados e a internet são as ferramentas e os recursos tecnológicos utilizados pelo coletivo entrevistado. Evidenciou-se ainda que tornar o usuário independente em suas pesquisas é um objetivo comum entre os bibliotecários entrevistados.This study had as the objective to know the representation manifested social an the speech of the librarians professionals working in university libraries about your contribution at formation of the university student of graduation. The research held was qualitative types, having as theoretical and methodological fundamentation the knowledge sociology and the social constructive precepts, besides the social and collective representation theories. The analysis technique for the speechs tabulation, collected by interview, was the Collective Subject Speech (CSS). The research environment was the Central Library of the UFSC, to located in University Campus Trindade, in Florianópolis, in Santa Catarina State. The choice the is institution occorre in consideration suitability of research. The trough of speech synthesize on CSS, mode what the knowledge obtained in graduation form the support for work of librarian and for that he develop your work quotidian of form more efficient, are necessary a heap of knowledge of the languages foreigner, above all of the English. The domain of the work what drudgery in the day by day, the knowledge aggregates at the along of the professional life and the knowledge acquired with the continued education form the conjoined of the professionals competences speak by the speech collective, while what attention, honesty, self-confidence and understanding are mention how the principal personal competences. The computing, the data-bases and the internet are the workman’s tool and the technological recourse utilizable by the collective interview. Kept evident still what promote the autonomy of the student by your research is a objective common between the interview librarian.porProfissional BibliotecárioProfessional LibrarianContribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoSouza, Francisco das Chagas deLira, Elda Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTHUMBNAILUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.jpgUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/4/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.jpg14e1f081ca9a0cbb90c6fd2228f208fdMD54ORIGINALUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdfUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdfapplication/pdf1117224http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/2/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf803a87c9006a2e3475bf13a8f18f87adMD52TEXTUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.txtUFSC_PGCIN_M_Lira, Elda Lopes_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain314803http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/3/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.txt64da28b6fdcc4b7091ae5bd22c27a6a0MD531/542020-06-03 14:04:12.473oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/54Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-06-03T17:04:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
title Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
spellingShingle Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
Lira, Elda Lopes
Profissional Bibliotecário
Professional Librarian
title_short Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
title_full Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
title_fullStr Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
title_full_unstemmed Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
title_sort Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade
author Lira, Elda Lopes
author_facet Lira, Elda Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Elda Lopes
contributor_str_mv Souza, Francisco das Chagas de
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional Bibliotecário
Professional Librarian
topic Profissional Bibliotecário
Professional Librarian
description Este estudo teve como objetivo conhecer as representações socialmente construídas pelos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias a respeito da contribuição destes na formação do discente da graduação. A pesquisa aqui proposta teve abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica e metodológica apoiou-se na sociologia do conhecimento e nos preceitos do construcionismo social, assim como nas teorias das representações sociais e coletivas. A técnica utilizada no tratamento e análise dos discursos coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas foi o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O ambiente da pesquisa foi a Biblioteca Central da UFSC, localizada no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A escolha dessa instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que a opinião dos bibliotecários sobre o tema ora abordado independe de unidade de federação ao qual se encontre o profissional, gênero ou qualquer outro fator. A partir dos discursos sintetizados no DSC, verificou-se que os conhecimentos adquiridos na graduação formam a base de sustentação do trabalho do bibliotecário e para que ele desenvolva seu trabalho cotidiano de forma mais eficiente, são necessários um acervo de conhecimentos gerais e conhecimento de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês.O domínio da especificidade com a qual lida no dia-a-dia, os conhecimentos agregados ao longo da vida profissional e os conhecimentos adquiridos com a educação continuada formam o conjunto das competências profissionais mencionadas pelo discurso coletivo, enquanto que atenção, honestidade, autoconfiança e compreensão são mencionados como as principais competências pessoais. O computador, as bases de dados e a internet são as ferramentas e os recursos tecnológicos utilizados pelo coletivo entrevistado. Evidenciou-se ainda que tornar o usuário independente em suas pesquisas é um objetivo comum entre os bibliotecários entrevistados.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-13T19:42:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-13T19:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIRA, Elda Lopes. Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54
identifier_str_mv LIRA, Elda Lopes. Contribuição do profissional bibliotecário na formação do discente de graduação na universidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2007.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pato Branco
publisher.none.fl_str_mv Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/4/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/2/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/54/3/UFSC_PGCIN_M_Lira%2c%20Elda%20Lopes_2007.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14e1f081ca9a0cbb90c6fd2228f208fd
803a87c9006a2e3475bf13a8f18f87ad
64da28b6fdcc4b7091ae5bd22c27a6a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043884458508288