Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188453 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_a743529c6988f7772942340587f7cd85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188453 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discursoLíngua brasileira de sinais, Análise crítica do discurso, Surdos - EducaçãoTeseEste trabalho objetiva analisar o modo como a linguagem e o poder estão imbricados no estabelecimento das políticas linguísticas para Libras (Língua Brasileira de Sinais) no Brasil e nos seus reflexos nas políticas educacionais para surdos. Reconheço que o aparato legal, tais como a Lei no 10.436/2002, que reconhece a Libras como “meio legal de comunicação e expressão no Brasil” e o Decreto no 5.626/05, que regulamenta essa lei, cumpre importante função em sustentar relações estruturais entre diferentes escalas, entre o global e o local, nesse caso, entre o Estado e outras instância da vida social (FAIRCLOUGH, 2003). Admito, ainda, que decisões políticas tais como o reconhecimento da Libras como uma língua oficial e seus propósitos mobilizam relações de poder entre diferentes grupos, entre eles usuários da Libras e usuários da língua majoritária no Brasil, a Língua Portuguesa, e interesses sociopolíticos e econômicos diversos. Nesse contexto, objetivo analisar, a partir de referenciais teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 2003; VAN LEEUWEN, 2008), quais ações, representações e identificações subjazem a discursos produzidos por instituições sociais distintas sobre os surdos, a Libras e a educação de surdos e os movimentos de resistência, reprodução e transformação desses modos de agir, representar e identificar que emergem da recontextualização desses discursos em diferentes textos e diferentes níveis institucionais. Para tanto, além da análise de documentos oficiais, recorro a textos produzidos no contexto da Federação Nacional de Integração e Educação de Surdos (Feneis), órgão representativo das comunidades surdas no Brasil, a fim de identificar como uma série de eventos conjunturalmente relacionados operam para a manutenção e transformação das práticas relacionadas ao reconhecimento da Libras como língua no Brasil e o reconhecimento dos surdos usuários de Libras nesses contextos.UEL2018-07-19T18:54:19Z2018-07-19T18:54:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPICONI, Larissa Bassi. Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso. 2015. 295 f. Tese (Doutorado) Pós-graduação em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina – PR. 2015. Orientadora Elaine Fernandes Mateus.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188453PICONI, Larissa Bassiporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-19T18:54:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-19T18:54:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
title |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
spellingShingle |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso PICONI, Larissa Bassi Língua brasileira de sinais, Análise crítica do discurso, Surdos - Educação |
title_short |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
title_full |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
title_fullStr |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
title_full_unstemmed |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
title_sort |
Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso |
author |
PICONI, Larissa Bassi |
author_facet |
PICONI, Larissa Bassi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PICONI, Larissa Bassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua brasileira de sinais, Análise crítica do discurso, Surdos - Educação |
topic |
Língua brasileira de sinais, Análise crítica do discurso, Surdos - Educação |
description |
Tese |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-07-19T18:54:19Z 2018-07-19T18:54:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PICONI, Larissa Bassi. Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso. 2015. 295 f. Tese (Doutorado) Pós-graduação em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina – PR. 2015. Orientadora Elaine Fernandes Mateus. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188453 |
identifier_str_mv |
PICONI, Larissa Bassi. Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso. 2015. 295 f. Tese (Doutorado) Pós-graduação em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina – PR. 2015. Orientadora Elaine Fernandes Mateus. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652183000842240 |