A violação de direitos e o sistema de garantia de direitos: olhares e percepções das crianças e adolescentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220321
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
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spelling A violação de direitos e o sistema de garantia de direitos: olhares e percepções das crianças e adolescentes.Violação de direitos. Criança e adolescente. Sistema de Garantia de Direitos.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre o fenômeno da violência infanto-juvenil e o Sistema de Garantia de Direitos como resposta pública de enfrentamento e prevenção às violações de direitos. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar a violação de direitos sob a ótica das crianças e adolescentes e as estratégias de enfrentamento por eles sinalizadas. Para tanto, a análise foi realizada a partir de desenhos e redações elaborados por estudantes do ensino fundamental, por ocasião do estágio supervisionado em Serviço Social realizado no Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente (NECAD/UFSC). O tratamento e análise dos discursos basearam-se em alguns elementos (etapas metodológicas) da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). Os resultados sugerem que as crianças e adolescentes percebem com clareza a violação sistemática de seus direitos e situa o papel da escola como fundamental na prevenção à violência. O Sistema de Garantias é fundamental para a efetivação dos direitos infanto-juvenis, e a escola como coparticipe desse sistema, deve agir de forma articulada com outras instituições, possibilitando uma intervenção integral e efetiva, inclusive sua participação nos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, é imprescindível, para que, coletivamente pontuem e discutam soluções aos problemas que afligem a população infanto-juvenil, elaborando e pensando intersetorialmente a Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente na esfera municipal.Florianópolis, SCFuchs, Andréa Márcia Santiago LohmeyerUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Aline2021-02-24T17:35:14Z2021-02-24T17:35:14Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220321info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-24T17:35:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220321Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-24T17:35:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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