Gestão de design e ambiência no espaço de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229244
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Carlos EduardoTriska, Ricardo2021-10-14T19:31:01Z2021-10-14T19:31:01Z2021373110https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229244Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.O estímulo sensível é emanado pelos aspectos estéticos e simbólicos característicos dos elementos e objetos que, por meio do ambiente físico, constituem a ambiência, responsável por abrigar a mensagem estabelecida com o indivíduo usuário ambiental. Este estudo apresenta uma análise das congruências entre gestão de design, psicologia ambiental e educação, buscando aproximações conceituais baseadas em contextos ambientais, culturais e sociais, de modo a indicar possibilidades operacionais para um processo dinâmico entre design, informação e linguagem. Assim, propôs-se identificar os elementos que norteiam a experiência na ambiência através das mensagens que esta comunica no tocante às variáveis ambientais para o planejamento estratégico de espaços de ensino e aprendizagem. O estudo adotou uma classificação de natureza aplicada, com vistas à solução de problemas a partir dos conhecimentos gerados. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, constituindo uma estratégia de investigação qualitativa. Trata-se de uma revisão integrativa com perfil descritivo. Ao todo, integraram o estudo 11 trabalhos selecionados na revisão integrativa da amostra. A pesquisa foi realizada nas bases de dados de teses e dissertações (BDTD), Scopus e Web of Science. A coleta de dados ocorreu em duas fases, compreendendo: (1) elaboração do problema ou questionamento, estabelecimento de critérios de inclusão/exclusão de trabalhos (seleção da amostra) e definição das informações a serem extraídas dos trabalhos selecionados; e (2) análise das informações, interpretação dos resultados e apresentação da revisão. O tratamento dos dados envolveu análise de conteúdo temático-categorial e análise estatística descritiva e relacional. Foi possível estabelecer empiricamente uma relação entre os níveis estratégico, tático e operacional de ação da gestão de design e dos elementos e objetos que compõem a ambiência para sala de aula em espaço de ensino e aprendizagem. A análise permitiu identificar que os seguintes atributos físicos da sala de aula desempenham um papel na construção de significação: cores e iluminação, conforto térmico e acústico, flexibilidade e mobiliário, bem como acessibilidade e segurança. O estudo da perspectiva da gestão de design em ambientes de ensino e aprendizagem a partir da condição de ambiência, através da análise de significação, mostrou-se pertinente ao intento de que pode promover o bem-estar dos usuários da sala de aula.Abstract: The sensitive stimulus emanated by the aesthetic and symbolic aspects characteristic of the elements and objects that by the physical environment constitute the ambience that houses the message that communicates with the individual environmental user. This study presents an analysis of the congruences between design management, environmental psychology and education, seeking conceptual approaches based on environmental, cultural and social contexts, indicating operational possibilities for a dynamic process between design, information and language. Thus, it was proposed to identify the elements that guide the experience in the environment through the messages that communicate with regard to environmental variables for the strategic planning of teaching and learning spaces. The study adopted a classification of an applied nature, aiming to solve problems from the knowledge generated, with regard to the objectives, the research is exploratory, a qualitative research strategy, it is an integrative review, and a descriptive profile. Altogether, 11 studies selected from the integrative review that constituted the sample participated in the study. The research took place in the databases, theses and dissertations (BDTD), Scopus and Web of Science. Data collection took place in two phases, comprising: (a) elaboration of the problem or questioning; establishment of inclusion/exclusion criteria for works (sample selection); and definition of the information to be extracted from the selected articles (phase 1); (b) analysis of the information; interpretation of results; e presentation of the review (phase 2); Data processing involved thematic-categorical content analysis, descriptive and related statistical analysis. It was possible to establish empirically a relationship between the strategic, tactical and operational levels of action of Design Management and the elements and objects that make up the Ambience for the classroom in teaching and learning space. It was found that the following physical attributes of the classroom play a role in the construction of meaning: colors and lighting, thermal and acoustic comfort, flexibility and furniture, accessibility and security. The study of the perspective of design management in teaching and learning environments from the condition of ambience, through the analysis of meaning, proved to be pertinent, to the intent that they can promote the well-being of users who use the classroom.161 p.| il.porDesignGestão do designAprendizagemPsicologia ambientalGestão de design e ambiência no espaço de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGDE0222-D.pdfPGDE0222-D.pdfapplication/pdf3930368https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229244/-1/PGDE0222-D.pdf34637aacc83bf71342de4cd9daa2836bMD5-1123456789/2292442021-10-14 16:31:01.458oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229244Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:31:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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