Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leila Alves Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34203
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2018.
id UNB_19ba51dc12c709f83ccae52a4c8de44e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34203
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporâneaDesignAprendizagem contemporâneaProcessos de aprendizagemDesign mindsetDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2018.Aprender ao longo da vida é a única constante do mundo atual, uma vez que o planeta está em permanente estado de transformação. Tais mudanças são derivadas do estabelecimento da tecnologia digital e o mundo acompanha não apenas os avanços trazidos por ela, mas também a sua velocidade exponencial de metamorfose, logo exige dos cidadãos uma nova forma de pensar, uma nova maneira de aprender. Deste modo, esta pesquisa teve por objetivo encontrar no Design caminhos possíveis para este processo de aprendizagem contemporânea, identificando no mindset (modelo mental) de design a correlação com o mindset disruptivo que leva a aprendizagem alinhada ao modelo atual social. Para esta investigação, foi utilizado as abordagens do Design Participativo, do Design Circular e dos construtos da Aprendizagem Contemporânea em uma pesquisa aplicada. Como proposta prática, foi desenvolvido um workshop imersivo em design que se utilizou de instrumentos de construção dos dados como entrevista empática, quadro semântico (moodboard), matriz de possibilidades, mapa da persona, mapeamento da jornada de aprendizagem e canvas cards para organizar projetos. Os resultados foram bastante significativos, os quais demonstraram o Design como propulsor da aprendizagem contemporânea e a partir desses indicativos foi desenhado um framework de Design para processos de aprendizagem.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Lifelong learning is the only constant in the current world, since it is in permanent state of transformation. Such changes are derived from the establishment of digital technology and the world follows not only the advances made by it, but also its exponential speed of metamorphosis, thus requiring citizens a new way of thinking, a new way of learning. In this way, this research aimed to find in the Design possible paths for this contemporary learning process, identifying in the design mindset the correlation with the disruptive mindset that leads to learning aligned with the current social model. For this research, it was used the approaches of Participatory Design, Circular Design and Contemporary Learning constructs in an applied research. As a practical proposal, an immersive design workshop was developed, using data construction tools such as empathic interview, mood board, possibilities matrix, persona map, mapping of the learning journey and canvas cards to organize projects. The results were quite significant, which demonstrated Design as a propellant of contemporary learning and from these indicatives a Design framework for learning processes was designed.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignGarrossini, Daniela FavaroRibeiro, Leila Alves Medeiros2019-03-14T20:15:42Z2019-03-14T20:15:42Z2019-03-142018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Leila Alves Medeiros. Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea. 2018. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34203A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:21:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/34203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:21:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
title Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
spellingShingle Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
Ribeiro, Leila Alves Medeiros
Design
Aprendizagem contemporânea
Processos de aprendizagem
Design mindset
title_short Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
title_full Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
title_fullStr Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
title_full_unstemmed Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
title_sort Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea
author Ribeiro, Leila Alves Medeiros
author_facet Ribeiro, Leila Alves Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garrossini, Daniela Favaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leila Alves Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Aprendizagem contemporânea
Processos de aprendizagem
Design mindset
topic Design
Aprendizagem contemporânea
Processos de aprendizagem
Design mindset
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
2019-03-14T20:15:42Z
2019-03-14T20:15:42Z
2019-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Leila Alves Medeiros. Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea. 2018. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34203
identifier_str_mv RIBEIRO, Leila Alves Medeiros. Design como propulsor do processo da aprendizagem contemporânea. 2018. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900877922009088