Modelagem de medidas mitigadoras de tecnologias e fluxo veicular em interseções semaforizadas - estudo de caso em Joinville-SC
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228185 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade. |
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Modelagem de medidas mitigadoras de tecnologias e fluxo veicular em interseções semaforizadas - estudo de caso em Joinville-SCemissões de poluentes, microssimulação, SUMO, tráfego urbano, PROCONVE.pollutant emissions, microsimulation, SUMO, urban traffic, PROCONVE standardsTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade.A dinâmica urbana é complexa e composta por diversos fatores, entre eles a questão do tráfego e deslocamentos, da formação de filas, atraso, estresse e custos relacionados, cuja combinação impacta diretamente na qualidade de vida e nos tempos de viagem de seus habitantes. Há também o impacto à saúde humana e à qualidade do ar, em razão das emissões advindas de fontes móveis e.g veículos. Nesse sentido, este estudo busca entender, com auxílio da ferramenta de simulação SUMO, o impacto resultante da substituição de parte da frota de veículos de passeio por ônibus urbano em uma interseção semaforizada central de Joinville, Santa Catarina. A análise demonstra que a variação nos volumes de tráfego pode auxiliar nas reduções de tempos de viagem, quantidade de emissões, fila e atrasos na rede. Constata-se também o benefício gerado pelas medidas mais restritivas adotadas em cada uma das fases PROCONVE, justificada através de percentuais de redução de emissões bastante expressivos que, em alguns cenários, mostrou potencial de redução em até 50%, comprovando sua eficiência.Urban dynamics is complex and composed of several factors, among them, traffic problems, queuing lengths, delay, stress and related costs, whose combination directly impacts the quality of life and travel times of its inhabitants. Impacts on human health and air quality are perceived, due to emissions derived from vehicles. This study seeks to understand, through the use of SUMO microsimulation software, the resultant impact from partial substitution of passenger vehicle fleet to urban buses at an intersection located in the central area of Joinville, Santa Catarina. Analyzed scenarios demonstrate that partial reduction of light vehicles fleet impacts positively in traffic parameters and calculated amount of emissions, queuing length and its duration. Generated data also shows that improvements made through PROCONVE standards’ history were crucial for reduction in emissions, reaching -50% in certain scenarios.Joinville, SCDias, Helry Luvillany FonteneleUniversidade Federal de Santa CatarinaBaggio, Mariana Luersen2021-09-27T17:17:58Z2021-09-27T17:17:58Z23-09-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228185info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-31T22:24:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-31T22:24:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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