Estimação das emissões originadas de veículos leves na cidade de Maringá para o ano de 2005 - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.6864
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta scientiarum. Technology (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/6864 |
Resumo: | Este artigo adotou a metodologia da Cetesb para analisar as emissões dos principais poluentes dos veículos a álcool e a gasolina na cidade de Maringá, Estado do Paraná, no ano de 2005. A frota considerada é constituída pelos veículos cadastrados no Detran-PR com ano/modelo igual ou superior a 1980. Os fatores médios de emissão da Cetesb foram corrigidos pelos fatores de deterioração da Cetesb e do AP42. Os fatores de deterioração do AP-42 se mostraram mais adequados para representar o aumento nas emissões dos veículos, principalmente para veículos mais novos. A frota considerada apresentou maior concentração de veículos mais recentes a gasolina e o quase desaparecimento dos veículos a álcool. Veículos com ano/modelo inferior a 1988, representando apenas 9,90% da frota considerada, contribuíram com quase 35% das emissões de CO, 28% das emissões de HC e 17% das emissões de NOx no caso dos veículos a gasolina. |
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Estimação das emissões originadas de veículos leves na cidade de Maringá para o ano de 2005 - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.6864emissões veicularespoluição atmosféricaProconveEste artigo adotou a metodologia da Cetesb para analisar as emissões dos principais poluentes dos veículos a álcool e a gasolina na cidade de Maringá, Estado do Paraná, no ano de 2005. A frota considerada é constituída pelos veículos cadastrados no Detran-PR com ano/modelo igual ou superior a 1980. Os fatores médios de emissão da Cetesb foram corrigidos pelos fatores de deterioração da Cetesb e do AP42. Os fatores de deterioração do AP-42 se mostraram mais adequados para representar o aumento nas emissões dos veículos, principalmente para veículos mais novos. A frota considerada apresentou maior concentração de veículos mais recentes a gasolina e o quase desaparecimento dos veículos a álcool. Veículos com ano/modelo inferior a 1988, representando apenas 9,90% da frota considerada, contribuíram com quase 35% das emissões de CO, 28% das emissões de HC e 17% das emissões de NOx no caso dos veículos a gasolina.Universidade Estadual De Maringá2009-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/686410.4025/actascitechnol.v31i1.6864Acta Scientiarum. Technology; Vol 31 No 1 (2009); 43-50Acta Scientiarum. Technology; v. 31 n. 1 (2009); 43-501806-25631807-8664reponame:Acta scientiarum. Technology (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/6864/6864Lima, Ed PinheiroGimenes, Marcelino LuizLima, Oswaldo Curty da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T13:03:07Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/6864Revistahttps://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/indexPUBhttps://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/oai||actatech@uem.br1807-86641806-2563opendoar:2024-05-17T13:03:07Acta scientiarum. Technology (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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