O ingresso de crianças de seis anos no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163064
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling O ingresso de crianças de seis anos no Ensino FundamentalEnsino Fundamental de nove anosCriançaOrientaçõesPolítica EducacionalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A lei nº 11.274 ampliou a duração do Ensino Fundamental para nove anos com o ingresso das crianças a partir dos seis anos. Essa ampliação dos anos de escolaridade e a entrada da criança de seis anos no ensino fundamental se constituíram como objeto dessa pesquisa. Para tanto, estabelecemos como objetivos: compreender as orientações para a entrada das crianças de seis anos no ensino fundamental presentes na legislação e em documentos oficiais na intenção de extrair conhecimentos a respeito da temática, por considerarmos que irão contribuir para a nossa formação profissional; analisar alguns documentos oficiais, legislações e produções teóricas sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos; buscar entender como se configurou o contexto de surgimento dessa ampliação e averiguar conceitos presentes nas orientações para a entrada das crianças de seis anos nesse nível de ensino. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. Esse trabalho proporcionou conhecer um pouco mais as mudanças na educação brasileira, os desafios que ainda iremos enfrentar. O estudo contribuiu para reforçar alguns conceitos já trabalhados ao longo do curso de graduação. As reflexões decorrentes desafiam-nos a querer concretizá-las nas ações pedagógicas junto às crianças. Concluímos com vários questionamentos: como ocorre na prática a aplicação dessa lei? Como a criança de seis anos é percebida nesse nível de ensino? De que maneira está sendo recebida? Suas especificidades estão sendo atendidas? Os professores estão sendo orientados e formados para atender a demanda? Permanecemos questionando e com a inquietude e preocupação com a criança e a infância.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida da LapaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Bianca Ferreira da2016-06-01T20:12:24Z2016-06-01T20:12:24Z2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163064porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-01T20:12:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/163064Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-01T20:12:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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