Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geremias, Kellen Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215855
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
id UFSC_a84dca499c156b5ef33e98d64523a47b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215855
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGeremias, Kellen MendesTumolo, Celso Henrique Soufen2020-10-21T21:22:46Z2020-10-21T21:22:46Z2020370141https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215855Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.O uso da tecnologia é uma prática que faz parte da vida dos seres humanos desde o princípio e devido a revolução tecnológica cada vez mais a tecnologia é utilizada para diversas tarefas como por exemplo fonte de entretenimento, informação e até mesmo como um recurso educacional. A tecnologia permite uma conexão com o mundo e por isso tem sido incorporada nas mais diversas áreas como um recurso para conectar pessoas às informações, línguas e culturas. Resumidamente, o vídeo digital pode ser considerado um recurso digital geralmente disponibilizado em plataformas online, pode promover ao telespectador recursos audiovisuais, além de animações, legenda, cores etc. O recurso pode ser acessado em plataformas online através de computadores, celulares, tablets e devido a facilidade ao acesso e a mobilidade dos aparelhos atuais, tem sido utilizado diariamente por um grande número de pessoas. O recurso vídeo digital também tem contribuído como um recurso educacional, visto que é utilizado tanto no ambiente educacional como fora da sala de aula. Percebendo a contribuição do recurso vídeo digital para fins educacionais e possível contribuição no desenvolvimento de uma língua estrangeira, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a percepção da motivação de aprendizes de Inglês como língua estrangeira em relação ao uso do recurso digital vídeo e as características inerentes ao recurso e a composição multimídia que motiva aprendizes de Inglês como língua estrangeira a utilizar o recurso. Esta pesquisa teve como objetivo: 1. Compreender a percepção da motivação de aprendizes de Inglês como língua estrangeira em relação ao uso do recurso digital vídeo. 2. Compreender a percepção da motivação de aprendizes de Inglês como língua estrangeira em relação aos aspectos inerentes ao vídeo que motivam os aprendizes a utiliza-lo. 3. Compreender a percepção de aprendizes de Inglês como língua estrangeira sobre os elementos da composição multimídia que motivam os aprendizes a utilizar o recurso. 4. Compreender a percepção da contribuição do recurso digital vídeo em relação à eficácia no aprendizado de inglês como língua estrangeira. Os dados para esta pesquisa foram coletados com os alunos regulares do curso extracurricular de Inglês da UFSC. Os alunos foram convidados a responder um questionário sobre a percepção deles em relação ao uso de vídeo digital para desenvolver ou aperfeiçoar a língua inglesa como língua estrangeira. Com o objetivo de investigar a percepção de aprendizes de inglês como língua estrangeira sobre os aspectos inerentes ao vídeo, um questionário foi aplicado com os participantes no intuito de investigar a percepção dos mesmos a respeito da contribuição do vídeo digital no aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira. Uma entrevista também serviu como instrumento de coleta de dados da presente pesquisa com o objetivo de esclarecer as respostas informadas pelos participantes. Este estudo concluiu que de forma geral, os participantes reconhecem o vídeo digital como um recurso que contribui no aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira, reconhecem a relevância dos aspectos inerentes ao vídeo que contribuem no aprendizado e os motiva a utilizar o recurso; a contribuição da composição audiovisual, animações, presença de uma pessoa no vídeo, legenda, entre outros. Este estudo também concluiu que o vídeo digital é um recurso frequentemente utilizado para o aprendizado da língua através de vídeos instrucionais e vídeos de entretenimento.</br>Abstract : The use of technology is a practice that has been part of human life since the beginning and due to the technological revolution, technology has been increasingly used for various daily tasks such as a source of entertainment, information and even as an educational resource. Technology allows a connection with the world and for this reason it has been incorporated in the most diverse areas as a resource to connect people to information, languages and cultures. One of the possibilities to intermediate this connection is through the digital video. Briefly, digital video can be considered a digital resource generally available on online platforms, it can promote the viewer audiovisual resources, in addition to animations, subtitles, colors etc. The resource can be accessed in online platforms through computers, cell phones, tablets and due to the easy access and the mobility of current devices, it has been used daily by a large number of people. The digital video resource has also contributed as an educational resource, since it is used both in the educational environment and beyond the classroom walls. Perceiving the contribution of the digital video resource for educational purposes and possible contribution to the development of a foreign language, this research has as main objective to investigate the perception of the motivation of learners of English as a foreign language regarding the use of the digital video resource and the inherent characteristics the resource and the multimedia composition that motivates learners of English as a foreign language to use it. This research aimed to: 1. Understand the perception of the motivation of learners of English as a foreign language in relation to the use of the digital video resource. 2. Understand the perception of the motivation of learners of English as a foreign language in relation to the aspects inherent in the video that motivate learners to use it. 3. Understand the perception of learners of English as a foreign language about the elements of multimedia composition that motivate learners to use the resource. 4. Understand the perception of the contribution of the digital video resource in relation to the effectiveness in learning English as a foreign language. The data for this research were collected from regular students on the extracurricular English course at UFSC. Students were asked to answer a questionnaire about their perception of using digital video to develop/improve English as a foreign language. In order to investigate the perception of learners of English as a foreign language on the aspects inherent to the video, the participants also answered in the questionnaire their perception regarding the contribution of digital video in the learning of English as a language foreign. An interview also served as a data collection instrument for the present research in order to collect further information or clarify the responses informed by the participants. This study concluded that, in general, participants recognize digital video as a resource that contributes to learning English as a foreign language, recognize the relevance of inherent aspects of digital video that contribute to learning and motivates them to use the resource; perceive the contribution of audiovisual composition, animations, the presence of a person in the video, subtitles, among others. Due to the number of participants users of digital videos in online platforms and the data provided by participants, this study also concluded that digital video is a resource often used for language learning through instructional videos and entertainment videos.113 p.engLíngua inglesaRecursos audiovisuaisTecnologia educacionalLíngua inglesaDigital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational featuresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0184-D.pdfPPGI0184-D.pdfapplication/pdf1392638https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215855/-1/PPGI0184-D.pdf995c77dde528110f2805b31371d124a4MD5-1123456789/2158552020-10-21 18:22:46.795oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:22:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
title Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
spellingShingle Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
Geremias, Kellen Mendes
Língua inglesa
Recursos audiovisuais
Tecnologia educacional
Língua inglesa
title_short Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
title_full Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
title_fullStr Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
title_full_unstemmed Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
title_sort Digital video for foreign language learning: a study on learner's perception of its motivational features
author Geremias, Kellen Mendes
author_facet Geremias, Kellen Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Geremias, Kellen Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
contributor_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Recursos audiovisuais
Tecnologia educacional
Língua inglesa
topic Língua inglesa
Recursos audiovisuais
Tecnologia educacional
Língua inglesa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:22:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:22:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215855
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370141
identifier_str_mv 370141
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215855
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215855/-1/PPGI0184-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 995c77dde528110f2805b31371d124a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805263247998976