Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_d7d7163f7f4d97bb7526ff01a6f3c65d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214598 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script developmentLíngua inglesaNarrativas digitaisRecursos audiovisuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Abstract : Storytelling is a practice that is part of humans? life from the beginning, as their linguistic ability started to develop, being a source of entertainment and also information. Recently, technological resources have been incorporated into this practice now called \"digital storytelling\", which is a practice of telling stories using digital resources. Roughly speaking, digital stories can be defined as stories containing a mixture of digital resources such as images, oral narration, video clips and/or music lasting between two and ten minutes. (Tumolo, 2015). Taking into account that the use of technology can be used as an effective environment for the development of a second/foreign language this research aims at investigating students' perception about the contribution of feedback during the development of the script for a digital story production. This research had the following objectives: (1) Understanding student?s perception of the contribution of feedback to their language development, (2) Understanding students? perception of the contribution of feedback to the development of their script to the digital story, (3) Analyzing whether/how students have incorporated the feedback received during script development to their final version ? the digital story finalized. The data for this research was collected from undergraduate students regularly attending the course Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa III at Federal University of Santa Catarina. One the activities proposed in the course was the production of a digital story and in order to produce one, students were required to develop a script which was also data for this research. In order to investigate students' use of written feedback provided by the teacher during script development, an analysis between the script with the feedback provided and the digital story produced was made. A questionnaire was applied with the participants in order to investigate their perception regarding the contribution of feedback to the development of their language skills. An interview also served as a data collection instrument in order to understand participants' perceptions regarding the contribution of feedback to script development. Results showed that in general, students acknowledged the relevance of feedback to their language development process. They also recognized feedback positive contribution during script development. Aspects such as the development of a linguistic conscience which enable them to better comprehend the type of language required for the script and other texts produced in the academic environment were pointed out. This study also concluded that students incorporated most of the feedback received the final version of their texts.<br>Contação de histórias é uma prática que faz parte da vida dos seres humanos desde o princípio, quando suas habilidades linguísticas começam a se desenvolver, servindo tanto como fonte de entretenimento quanto de informação. Recentemente, recursos digitais foram incorporados a tal prática resultando no que tem sido chamado de ?contação de histórias digitais?, que é a prática de contar histórias fazendo uso de recursos digitais. Grosso modo, histórias digitais podem ser definidas como estórias contendo uma mistura de recursos digitais como imagens digitais, texto, narração oral gravada, videoclipes e/ou música com duração entre dois e dez minutos. (Tumolo, 2015). Entendendo que o uso da tecnologia pode criar um contexto a eficaz para o desenvolvimento de uma segunda língua, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a percepção dos alunos sobre a contribuição do feedback escrito durante o desenvolvimento do script para a produção de uma história digital. Esta pesquisa teve como objetivos; (1) Compreender a percepção dos alunos sobre a contribuição do feedback para o seu desenvolvimento linguístico; (2) Compreender a contribuição dos diferentes tipos de feedback para a produção da história digital. (3) Compreender a percepção dos alunos sobre a contribuição do feedback para o desenvolvimento do script para a história digital; (3) Analisar se/como os alunos incorporaram o feedback recebido durante o desenvolvimento do script na versão final dos seus textos. Os dados para esta pesquisa foram coletados com alunos da graduação do curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal de Santa Catarina devidamente matriculados no componente curricular Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa III. Dentre as atividades propostas na disciplina, está a produção de uma história digital, e dentre os passos para a produção da mesma está o desenvolvimento do script que serviu de dado para esta pesquisa. Com o objetivo de investigar o uso que os alunos fizeram do feedback escrito fornecido pelo professor no script, uma análise entre o script com o feedback fornecido e a história digital finalizada foi feita. Um questionário foi aplicado com os participantes no intuito de investigar a percepção dos mesmos a respeito da contribuição do feedback para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas. Uma entrevista também serviu de instrumento de coleta de dados da presente pesquisa com o objetivo de compreender a percepção dos participantes a respeito da contribuição do feedback para a produção da historia digital. Este estudo concluiu que de forma geral, os alunos reconheceram a relevância do feedback para o desenvolvimento linguístico deles. Eles também reconheceram a contribuição positiva do feedback durante o desenvolvimento do script apontando aspectos como o desenvolvimento de uma consciência linguística que lhes permitiu compreender melhor o tipo de linguagem necessária entre o script e os outros textos produzidos no ambiente acadêmico. Este estudo também concluiu que os alunos incorporaram a maioria do feedback recebido durante o desenvolvimento do script na versão final de seus textos.Tumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Vanessa de Deus2020-10-21T21:07:37Z2020-10-21T21:07:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 p.application/pdf361281https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214598Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
title |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
spellingShingle |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development Rocha, Vanessa de Deus Língua inglesa Narrativas digitais Recursos audiovisuais |
title_short |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
title_full |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
title_fullStr |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
title_full_unstemmed |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
title_sort |
Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development |
author |
Rocha, Vanessa de Deus |
author_facet |
Rocha, Vanessa de Deus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tumolo, Celso Henrique Soufen Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Vanessa de Deus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Narrativas digitais Recursos audiovisuais |
topic |
Língua inglesa Narrativas digitais Recursos audiovisuais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:07:37Z 2020-10-21T21:07:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
361281 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598 |
identifier_str_mv |
361281 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
186 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652109754662912 |