Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vanessa de Deus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.
id UFSC_d7d7163f7f4d97bb7526ff01a6f3c65d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214598
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Digital stories: students' perception of feedback contribution during script developmentLíngua inglesaNarrativas digitaisRecursos audiovisuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Abstract : Storytelling is a practice that is part of humans? life from the beginning, as their linguistic ability started to develop, being a source of entertainment and also information. Recently, technological resources have been incorporated into this practice now called \"digital storytelling\", which is a practice of telling stories using digital resources. Roughly speaking, digital stories can be defined as stories containing a mixture of digital resources such as images, oral narration, video clips and/or music lasting between two and ten minutes. (Tumolo, 2015). Taking into account that the use of technology can be used as an effective environment for the development of a second/foreign language this research aims at investigating students' perception about the contribution of feedback during the development of the script for a digital story production. This research had the following objectives: (1) Understanding student?s perception of the contribution of feedback to their language development, (2) Understanding students? perception of the contribution of feedback to the development of their script to the digital story, (3) Analyzing whether/how students have incorporated the feedback received during script development to their final version ? the digital story finalized. The data for this research was collected from undergraduate students regularly attending the course Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa III at Federal University of Santa Catarina. One the activities proposed in the course was the production of a digital story and in order to produce one, students were required to develop a script which was also data for this research. In order to investigate students' use of written feedback provided by the teacher during script development, an analysis between the script with the feedback provided and the digital story produced was made. A questionnaire was applied with the participants in order to investigate their perception regarding the contribution of feedback to the development of their language skills. An interview also served as a data collection instrument in order to understand participants' perceptions regarding the contribution of feedback to script development. Results showed that in general, students acknowledged the relevance of feedback to their language development process. They also recognized feedback positive contribution during script development. Aspects such as the development of a linguistic conscience which enable them to better comprehend the type of language required for the script and other texts produced in the academic environment were pointed out. This study also concluded that students incorporated most of the feedback received the final version of their texts.<br>Contação de histórias é uma prática que faz parte da vida dos seres humanos desde o princípio, quando suas habilidades linguísticas começam a se desenvolver, servindo tanto como fonte de entretenimento quanto de informação. Recentemente, recursos digitais foram incorporados a tal prática resultando no que tem sido chamado de ?contação de histórias digitais?, que é a prática de contar histórias fazendo uso de recursos digitais. Grosso modo, histórias digitais podem ser definidas como estórias contendo uma mistura de recursos digitais como imagens digitais, texto, narração oral gravada, videoclipes e/ou música com duração entre dois e dez minutos. (Tumolo, 2015). Entendendo que o uso da tecnologia pode criar um contexto a eficaz para o desenvolvimento de uma segunda língua, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a percepção dos alunos sobre a contribuição do feedback escrito durante o desenvolvimento do script para a produção de uma história digital. Esta pesquisa teve como objetivos; (1) Compreender a percepção dos alunos sobre a contribuição do feedback para o seu desenvolvimento linguístico; (2) Compreender a contribuição dos diferentes tipos de feedback para a produção da história digital. (3) Compreender a percepção dos alunos sobre a contribuição do feedback para o desenvolvimento do script para a história digital; (3) Analisar se/como os alunos incorporaram o feedback recebido durante o desenvolvimento do script na versão final dos seus textos. Os dados para esta pesquisa foram coletados com alunos da graduação do curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal de Santa Catarina devidamente matriculados no componente curricular Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa III. Dentre as atividades propostas na disciplina, está a produção de uma história digital, e dentre os passos para a produção da mesma está o desenvolvimento do script que serviu de dado para esta pesquisa. Com o objetivo de investigar o uso que os alunos fizeram do feedback escrito fornecido pelo professor no script, uma análise entre o script com o feedback fornecido e a história digital finalizada foi feita. Um questionário foi aplicado com os participantes no intuito de investigar a percepção dos mesmos a respeito da contribuição do feedback para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas. Uma entrevista também serviu de instrumento de coleta de dados da presente pesquisa com o objetivo de compreender a percepção dos participantes a respeito da contribuição do feedback para a produção da historia digital. Este estudo concluiu que de forma geral, os alunos reconheceram a relevância do feedback para o desenvolvimento linguístico deles. Eles também reconheceram a contribuição positiva do feedback durante o desenvolvimento do script apontando aspectos como o desenvolvimento de uma consciência linguística que lhes permitiu compreender melhor o tipo de linguagem necessária entre o script e os outros textos produzidos no ambiente acadêmico. Este estudo também concluiu que os alunos incorporaram a maioria do feedback recebido durante o desenvolvimento do script na versão final de seus textos.Tumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Vanessa de Deus2020-10-21T21:07:37Z2020-10-21T21:07:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 p.application/pdf361281https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214598Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
title Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
spellingShingle Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
Rocha, Vanessa de Deus
Língua inglesa
Narrativas digitais
Recursos audiovisuais
title_short Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
title_full Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
title_fullStr Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
title_full_unstemmed Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
title_sort Digital stories: students' perception of feedback contribution during script development
author Rocha, Vanessa de Deus
author_facet Rocha, Vanessa de Deus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vanessa de Deus
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Narrativas digitais
Recursos audiovisuais
topic Língua inglesa
Narrativas digitais
Recursos audiovisuais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:07:37Z
2020-10-21T21:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 361281
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598
identifier_str_mv 361281
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109754662912