As motivações acadêmicas e as expectativas profissionais dos alunos de odontologia da UFSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133537 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
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As motivações acadêmicas e as expectativas profissionais dos alunos de odontologia da UFSCtomada de decisõesmotivaçãoescolha da profissãoeducação em odontologiamercado de trabalhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.INTRODUÇÃO: o interesse dos vestibulandos no curso de odontologia vem diminuindo a cada ano. A maioria dos cirurgiões dentistas no Brasil são autônomos, mas esses números estão caindo ao longo do tempo. Segundo o CFO, existem 212 faculdades de Odontologia no Brasil atualmente, sendo que destas, 10 estão no território catarinense. A Odontologia da UFSC se encontra atualmente em 7º lugar no ranking brasileiro de universidades de acordo com o MEC. OBJETIVOS: descrever o perfil dos alunos de graduação em odontologia da UFSC e as motivações que os fizeram escolher esta profissão e essa universidade bem como suas expectativas para sua inserção no mercado de trabalho. METODOLOGIA: participaram do estudo os alunos das duas primeiras e duas últimas fases devidamente matriculados no CGO da UFSC, voluntários e maiores de idade na etapa de aplicação da pesquisa através de questionários objetivos. RESULTADOS: A maioria dos graduandos afirmou ter escolhido a UFSC pelo fator público da universidade, qualidade de ensino e pelo prestígio da universidade. Admiração pela profissão, vocação profissional e autonomia profissional foram os itens mais assinalados como justificativa para a escolha da odontologia como profissão. No que diz respeito às expectativas profissionais dos graduandos, abrir um negócio próprio e aliar a uma carreira como funcionário público foi o plano de carreira mais citado.INTRODUCTION: the interest of school students in dentistry course has been decreasing every year, which is mainly the loss of social prestige of the profession, low salaries, high competition, professional regulatory fees and high taxes. As dentistry has undergone changes over the years, the job market follows these changes with the same intensity. Most dentists in Brazil are self-employed, but these numbers are falling over time. In 1970, 69.9% of dentists were self-employed, since in 1997 this number increased to 51% of the CDs. According to the CFO, there are 212 dental schools in Brazil today, and of these, 10 are in the state of Santa Catarina. The Dentistry, UFSC is currently in 7th place in the Brazilian ranking of universities according to the MEC. OBJECTIVE: To describe the profile of undergraduate students in dentistry at UFSC and motivations that made them choose this profession and this university as well as their expectations for their integration into the labor market. METHOD: participants were students of the first two and last two phases properly enrolled in CGO UFSC, volunteers and of legal age in the search application stage. After approval by the Ethics Committee in Research with Human Beings, the questionnaires were applied to academics. The data collection took place in classrooms CCS / UFSC. After the data collection, the results caught were analyzed by descriptive statistics.Amante, Cláudio JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Murillo Barreto2015-07-03T02:17:14Z2015-07-03T02:17:14Z2015-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-03T02:17:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-03T02:17:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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