PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E GESTÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201827 |
Resumo: | A reforma gerencial da Administração Pública impulsionou o cooperativismo entre entes privados e órgãos públicos, incluindo as instituições de ensino superior. Deste novo formato de governança, surgiram na Europa, nos anos 1990, as Parcerias Público-Privadas (PPP) como uma relevante alternativa para a captação e gestão mais eficiente de recursos financeiros, sendo cada vez mais incentivadas pelo Governo Federal brasileiro na atualidade. Nesta obra será abordada a complexidade das instituições de ensino superior e a necessidade do desenvolvimento de ferramentas gerenciais, fazendo das PPP um dispositivo para manter suas atividades institucionais, apesar de vivenciarem um cenário de restrição orçamentária. Os autores abordam nesta obra sobre a importância e contribuição direta e indireta da iniciativa privada para as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, analisando o potencial de implementação das PPP na Universidade Federal de Santa Catarina. Os principais resultados indicam que a relevância da participação da iniciativa privada, por meio de PPP e outras formas de parcerias que envolvem entes públicos e privados, para a busca de soluções e manutenção das atividades institucionais das universidades brasileiras. |
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A reforma gerencial da Administração Pública impulsionou o cooperativismo entre entes privados e órgãos públicos, incluindo as instituições de ensino superior. Deste novo formato de governança, surgiram na Europa, nos anos 1990, as Parcerias Público-Privadas (PPP) como uma relevante alternativa para a captação e gestão mais eficiente de recursos financeiros, sendo cada vez mais incentivadas pelo Governo Federal brasileiro na atualidade. Nesta obra será abordada a complexidade das instituições de ensino superior e a necessidade do desenvolvimento de ferramentas gerenciais, fazendo das PPP um dispositivo para manter suas atividades institucionais, apesar de vivenciarem um cenário de restrição orçamentária. Os autores abordam nesta obra sobre a importância e contribuição direta e indireta da iniciativa privada para as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, analisando o potencial de implementação das PPP na Universidade Federal de Santa Catarina. Os principais resultados indicam que a relevância da participação da iniciativa privada, por meio de PPP e outras formas de parcerias que envolvem entes públicos e privados, para a busca de soluções e manutenção das atividades institucionais das universidades brasileiras. |
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