A autonomia relativa do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176738 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2017. |
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A autonomia relativa do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa CatarinaServiço socialAutonomia pessoalAssistentes sociaisSanta CatarinaEstudantesProgramas de assistênciaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2017.Esta dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisa a questão da autonomia relativa do assistente social na Política de Assistência Estudantil da UFSC. A escolha do tema de pesquisa foi motivada pela atuação profissional durante três anos na Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs) onde se verificou, no exercício do trabalho profissional, que muitos fatores interferem na autonomia do assistente social neste espaço da assistência estudantil, de forma a ampliar ou limitar suas margens de atuação. Uma aproximação maior com o tema também ocorreu em virtude dos debates sobre a autonomia profissional do assistente social realizados durante o semestre 2015.1 e 2015.2, no Grupo de Estudos de Autonomia Relativa, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS). O objetivo principal deste trabalho é identificar e analisar os elementos presentes na intervenção profissional do assistente social na CoAEs que ampliam e restringem suas margens de autonomia relativa. A relevância da pesquisa justifica-se em virtude deste assunto trazer para a discussão elementos que emergem e interferem na prática diária do assistente social na CoAEs além de revelar-se um debate ainda bastante atual ao exercício profissional. Ademais, a bibliografia sobre o tema não é vasta principalmente, porque ainda não se encontrou estudos que correlacionem a autonomia relativa do assistente social com o espaço de atuação na Política de Assistência Estudantil. Por fim, pretende-se que as conclusões e achados deste estudo possam promover reflexões e projetar ações tanto no campo profissional individual, como no conjunto da categoria.Pfeifer, MarianaPaiva, Beatriz Augusto deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Lilian Mann dos Santos de2017-06-27T04:17:06Z2017-06-27T04:17:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis257 p.| il.application/pdf345980https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176738porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:17:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176738Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:17:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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